Título
Pedonalidade em risco: estudo antropológico dos atropelamentos em Lisboa
Autor
Meirinhos, Victor Manuel Pêra
Resumo
pt
As estatísticas da sinistralidade rodoviária portuguesa têm manifestado, nos últimos
anos, uma aparente tendência de diminuição quer no número de acidentes quer no
número total de vítimas. Não obstante esta suposta diminuição, ao nível da
sinistralidade em geral pouco se tem avançado sobre a vertente específica dos
atropelamentos de peões na cidade de Lisboa.
Este estudo baseou-se nas estatísticas de sinistralidade da cidade de Lisboa referentes
aos anos 2006, 2007 e 2008, tendo sido analisados em particular os dados relativos às
vítimas pedonais. Procurou-se, desta forma, enumerar as características específicas
deste grupo de vítimas, bem como as particularidades inerentes a este tipo de
ocorrências.
Os peões constituem um grupo com características específicas dentro do sistema
rodoviário. Parte desta especificidade advém da especial vulnerabilidade deste grupo
face aos restantes utentes da via, assim como da importância do factor risco e do factor
erro (ambos inerentes ao comportamento humano) no processo de condução.
Com este trabalho pretendeu-se documentar através de uma perspectiva antropológica, a
interacção rodoviária peão-condutor na cidade de Lisboa, recorrendo-se, para tal, a
diferentes metodologias, tal como à análise estatística, à análise do discurso e ao
trabalho de campo etnográfico. Desta forma procurou-se promover uma reflexão sobre
os problemas actuais referentes a esta temática, bem como sobre o futuro de uma
pedonalidade sustentável em Lisboa.
en
The statistical reports regarding the number of road traffic accidents, and also the
number of road traffic victims in Portugal have apparently demonstrated, in the last few
years, a decreasing tendency. Notwithstanding, there are not many studies regarding
accidents involving pedestrians in the city of Lisbon.
This study was based on the statistical reports concerning road traffic accidents in the
city of Lisbon regarding the years of 2006, 2007, and 2008, and has observed in
particular the data pertaining to accidents involving pedestrians. We have, accordingly
tried to point out the specific characteristics of this group of victims in this particular
context.
In effect, pedestrians are a specific group with particular characteristics within the road
traffic system. This fact is partially attributable to a higher vulnerability of this group
when compared with the other road users, as well as to the relevance of the facto risk
and of the factor error (both inherent to human behaviour) on the driving process.
The aim of this work was therefore to study, from an anthropological perspective the
interaction between pedestrians and drivers in the city of Lisbon. Consequently, we
have resorted to different methodological approaches, such as statistical analyses,
discourse analyses, and even ethnographic fieldwork. We have thus tried to stimulate a
debate regarding the current problems concerning pedestrian safety, as well as the future of a sustainable city for pedestrians.