Título
Marketing político: análise do processo de decisão do eleitor
Autor
Roda, João Pedro
Resumo
pt
Neste trabalho existem dois objectivos principais distintos. Em primeiro lugar procurase
fazer uma análise descritiva do processo de decisão do eleitor ao longo das várias
fases.
Em segundo lugar, pretende-se analisar os modelos de decisão utilizados pelos eleitores,
e o papel da racionalidade em todo o processo de decisão, bem como as suas limitações.
Apesar de, à partida, a decisão de voto ter elevadas implicações para o indivíduo, pelo
que teoricamente deveriam existir elevados níveis de envolvimento no processo de
decisão, e consequentemente haver uma grande predominância de processos racionais
neste, tanto a revisão bibliográfica como os dados provenientes do questionário
aplicado, sugerem que o seu peso e papel varia de indivíduo para indivíduo.
É assim suportada a perspectiva que factores como o contexto específico de cada
processo eleitoral, a disponibilidade de informação necessária e relevante, a motivação
dos indivíduos e o nível de instrução destes, têm um papel preponderante tanto na
selecção do modelo de decisão a seguir, como na definição do papel da racionalidade
em todo o processo.
Por outro lado, é demonstrada a possibilidade de o processo de decisão de um número
significativo de indivíduos, ser definido em função de factores como as “emoções”, os
“valores”, o “hábito” e a “aprendizagem de comportamento”.
O estudo sustentou-se essencialmente na recolha de dados relativos às disciplinas de
Marketing, Política e Psicologia e nos resultados de um questionário aplicado via e-mail
e presencialmente a uma amostra de 171 indivíduos.
en
In this work there are two distinct primary goals. In the first place it is pretended to seek
to do a descriptive analysis of the voter decision process along several phases.
In second place, it is intended to analyse the decision models used by the voters, and the
place of rationality during the decision making process, as well as its limitations.
Despite that, in the beginning, the decision to vote has high implications for the subject,
that theoretically there should be a high level of involvement in the decision making
process, and consequently having a great predominance of the rational processes, both
the bibliographic revision as the data obtained from the applied questionnaire, suggest
that the weight and the role vary among each individual.
It is therefore supported the perspective that defend that factors like the specific context
of each electoral process, the availabity of necessary and relevant information, the
individuals motivation and their instruction level, have a prevailing role as much in the
selection of the decision model to follow, as in the definition of rationality role along all
the process.
On the other hand, it is demonstrated that the possibility of the decision process in a
meaningful number of individuals, is defined by attending to factors like "emotions",
"values", "habit" and "behaviour learning".
The study was sustained essentially in the data gathering related to the discipline of
Marketing, Politics and Psychology and in the results of a questionnaire applied by email
and in person to a sample of 171 individuals.