Título
Gestão da qualidade total num serviço de saúde
Autor
Henriques, Carlos José de Afonso
Resumo
pt
A prestação dos serviços de saúde, pela particularidade do bem Saúde, determina características
específicas para as organizações. A qualidade na saúde atende a essas particularidades.
Neste estudo, através da metodologia de investigação-acção, implementámos um plano de
melhoria a um Bloco Operatório Central tendo como ponto de partida o diagnóstico realizado
com base no modelo de excelência europeu (EFQM).
Com base em entrevistas semi-estruturadas aos chefes (enfermeiros e cirurgião) da unidade,
consulta de documentos elaborados pelos responsáveis e dados do sistema de informação
do hospital, foi elaborado um documento que descreve a realidade da unidade de
estudo. Este foi avaliado pelo modelo de excelência europeu nos moldes de uma proposta
pró-forma ao prémio de excelência.
Este diagnóstico inicial orientou a elaboração de um primeiro plano de acção. Implementámos
o plano e avaliámos o impacto nos resultados conseguidos na unidade de estudo.
A implementação de um plano de melhoria baseado no modelo EFQM parece ter influenciado
positivamente os resultados da unidade, quer em termos de doentes cancelados,
quer no que respeita à utilização dos tempos operatórios. Este resultado foi conseguido
com um acréscimo no número médio de doentes programados intervencionados.
Concluímos assim, que a implementação de metodologias de melhoria contínua, com
base no modelo EFQM, parece ser uma alternativa válida como estratégia de melhoria da
qualidade nas organizações de saúde.
Pensamos que para investigações futuras será útil desenvolver estudos que relacionem
este modelo com outras unidades de saúde nacionais em vários serviços.
en
Health care organizations, because of the uniqueness of the good Health, determine specific
characteristics to these organizations. Quality in health care is sensitive to these
unique characteristics.
In this study, trough an improvement action-plan, we put into practice action-research in
an Operating-room setting, starting with a diagnostic study based on the European excellence
model.
Based on Interviews to the matron and the unit director, documents written by the unit’s
leading team and data collected from the information systems were used to structure a
document that described the unit’s reality. This document was then used as a pro-forma
application to the excellence award to score the Operating-room setting.
This initial diagnostic guided the development of a first action-plan. The plan was implemented
and its impact on results evaluated.
The development of a continuous improvement method based on the EFQM model appears
to have influenced in a positive way the results in the studied unit. These results are
seen both in terms of the number of cancelled surgeries, and in the usage rate of the Operating
rooms. These results were achieved simultaneously with a higher number of programmed
patients submitted to surgery
We concluded that the continuous improvement methodologies, based on the EFQM
model, seem to be a valid alternative as quality improvement strategy to health care organization.
We propose for future studies that a similar approach could be applied relating the EFQM
model with other national health care units in various settings.