Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Satisfação do paciente portador de doença renal crônica nos serviços de saúde: revisão sistemática da ferramenta Servqual

Autor
Sampaio, Priscila Lustoza Gomes
Resumo
pt
Introdução: a doença renal crônica é um problema grave de saúde pública no mundo e com aumento significativo na prevalência nacional. O presente trabalho tem como proposta conhecer o panorama geral de estudos sobre a ferramenta SERVQUAL, tendo como ponto central a satisfação do paciente. Objetivo: identificar se a ferramenta SERVQUAL pode ser aplicada para avaliação da satisfação do paciente com doença renal crônica em tratamento conservador, hemodiálise e diálise peritoneal nos serviços de assistência à saúde. Metodologia: pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, apresentando uma revisão sistemática da literatura. Compoem-se de uma seção de fundamentação teórica, seguido da metodologia da revisão sistemática que descreve as etapas: pergunta de pesquisa sistematizada pelo acrônimo Paciente, Interesse e Contexto (PICo), busca nas bases de dados Academic Search Premier, BVS, Medline/Pubmed, Scielo, Scopus, Web of Science dentre outras, seleção a partir dos critérios de inclusão e exclusão e analise destes estudos. Resultado: a busca resultou em 102 artigos e depois de retirado os documentos duplicados restaram 59 para analise no título e resumo, restando 06 artigos para leitura do texto, destes um foi excluído por indisponibilidade do texto completo. Conclusão: a ferramenta SERVQUAL é uma ferramenta adequada para avaliar a satisfação do paciente com doença renal crônica nos serviços de assistência a saúde.
en
Introduction: Chronic kidney disease is a serious public health problem worldwide and with a significant increase in national prevalence. This paper aims to know the overview of studies on the SERVQUAL tool, with the central point patient satisfaction. Objectives: to identify whether the SERVQUAL tool can be applied to assess the satisfaction of patients with chronic kidney disease undergoing conservative treatment, hemodialysis and peritoneal dialysis in health care services. Methodology: descriptive research, with a qualitative approach, presenting a systematic review of the literature. They are made up of a theoretical foundation section, followed by the systematic review methodology that describes the steps: research question systematized by the acronym Patient, Interest and Context (PICo), search in the Academic Search Premier, BVS, Medline / Pubmed databases , Scielo, Scopus, Web of Science among others, selection based on the inclusion and exclusion criteria and analysis of these studies. Results: the search resulted in 102 articles and after removing the duplicate documents, 59 remained for analysis in the title and abstract, leaving 06 articles for reading the text, of which one was excluded due to the unavailability of the full text. Conclusion: the SERVQUAL tool is an adequate tool to assess the satisfaction of patients with chronic kidney disease in health care services.

Palavras-chave

Gestão da qualidade
Quality management
Patient satisfaction
Serviços de saúde
Health services
Doenças renais crônicas
Satisfação do paciente
Chronic kidney diseases
Renal dialysis

Acesso

Acesso livre

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