Título
Satisfação do paciente portador de doença renal crônica nos serviços de saúde: revisão sistemática da ferramenta Servqual
Autor
Sampaio, Priscila Lustoza Gomes
Resumo
pt
Introdução: a doença renal crônica é um problema grave de saúde pública no mundo e com
aumento significativo na prevalência nacional. O presente trabalho tem como proposta
conhecer o panorama geral de estudos sobre a ferramenta SERVQUAL, tendo como ponto
central a satisfação do paciente. Objetivo: identificar se a ferramenta SERVQUAL pode ser
aplicada para avaliação da satisfação do paciente com doença renal crônica em tratamento
conservador, hemodiálise e diálise peritoneal nos serviços de assistência à saúde.
Metodologia: pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, apresentando uma
revisão sistemática da literatura. Compoem-se de uma seção de fundamentação teórica,
seguido da metodologia da revisão sistemática que descreve as etapas: pergunta de pesquisa
sistematizada pelo acrônimo Paciente, Interesse e Contexto (PICo), busca nas bases de dados
Academic Search Premier, BVS, Medline/Pubmed, Scielo, Scopus, Web of Science dentre
outras, seleção a partir dos critérios de inclusão e exclusão e analise destes estudos.
Resultado: a busca resultou em 102 artigos e depois de retirado os documentos duplicados
restaram 59 para analise no título e resumo, restando 06 artigos para leitura do texto, destes
um foi excluído por indisponibilidade do texto completo. Conclusão: a ferramenta
SERVQUAL é uma ferramenta adequada para avaliar a satisfação do paciente com doença
renal crônica nos serviços de assistência a saúde.
en
Introduction: Chronic kidney disease is a serious public health problem worldwide and with
a significant increase in national prevalence. This paper aims to know the overview of studies
on the SERVQUAL tool, with the central point patient satisfaction. Objectives: to identify
whether the SERVQUAL tool can be applied to assess the satisfaction of patients with
chronic kidney disease undergoing conservative treatment, hemodialysis and peritoneal
dialysis in health care services. Methodology: descriptive research, with a qualitative
approach, presenting a systematic review of the literature. They are made up of a theoretical
foundation section, followed by the systematic review methodology that describes the steps:
research question systematized by the acronym Patient, Interest and Context (PICo), search in
the Academic Search Premier, BVS, Medline / Pubmed databases , Scielo, Scopus, Web of
Science among others, selection based on the inclusion and exclusion criteria and analysis of
these studies. Results: the search resulted in 102 articles and after removing the duplicate
documents, 59 remained for analysis in the title and abstract, leaving 06 articles for reading
the text, of which one was excluded due to the unavailability of the full text. Conclusion: the
SERVQUAL tool is an adequate tool to assess the satisfaction of patients with chronic kidney
disease in health care services.