Título
Inserção profissional de jovens: Comparação dos percursos dos diplomados do sistema de aprendizagem e do ensino profissional
Autor
Pereira, Catarina Cristino
Resumo
pt
Esta investigação enquadra-se nos estudos sobre a inserção profissional dos jovens e teve
como objectivo comparar a trajectória de inserção profissional de dois grupos de diplomados
da via profissionalizante de ensino, o Sistema de Aprendizagem (SA) e o Ensino Profissional
(EP).
Os dados secundários foram recolhidos no âmbito do Estudo de Avaliação do Sistema de
Aprendizagem (IESE/Quaternaire PT, 2007), através de inquérito por questionário, tendo sido
seleccionada uma amostra de 698 diplomados do SA e 195 do EP, correspondente ao total de
jovens que após a conclusão do curso optou por ingressar no mercado de trabalho. O foco da
análise incide em dois momentos dos percursos de inserção: o primeiro emprego e a situação
profissional dos jovens cerca de três anos após a conclusão do curso.
Os resultados obtidos revelam diferenças no perfil socioeducativo dos jovens, com o grupo do
SA a concentrar jovens oriundos de famílias menos escolarizadas e a ser mais marcado por
trajectórias escolares descontínuas e reprovações.
A construção de trajectórias-tipo de inserção profissional permitiu comparar um conjunto de
dimensões chave do acesso ao emprego e do tipo de emprego obtido pelos diplomados. Os
resultados confirmam a diversidade dos percursos de inserção profissional, mas com grandes
semelhanças nos dois grupos. Ao longo dos primeiros três anos de ingresso no mercado de
trabalho, as trajectórias de inserção profissional dos jovens distribuem-se por percursos de
precariedade, caracterizados pela ausência de contrato de trabalho e salários baixos;
percursos de estabilidade, que se distinguem pela obtenção de um contrato de trabalho estável
e a remuneração de salários médios e percursos ascendentes, que apresenta como elementos
distintivos a posse de um contrato de trabalho, ainda que não estável, e os melhores salários.
en
This research is linked to studies on youths` professional insertion and aimed to compare
trajectories of two groups of graduates from vocational training: “Sistema de Aprendizagem”
(SA) and “Ensino Profissional” (EP).
The secondary data was gathered in the context of the Evaluation Study of SA
(IESE/Quaternaire PT, 2007) through an inquiry, after which we selected the total of
graduates that decided to access the labour market: 698 graduates from SA and 195 from EP.
This study focus on two moments of professional insertion trajectories: the first job and the
professional situation three years after they finish their training.
The results show differences in the social-educative patterns of the two groups: SA graduates
belong to less qualified families and their school trajectories are more discontinuous and
characterized by more school failure.
The construction of a typology of professional insertion trajectories allowed us to compare a
set of key dimensions of the access to the labour market, as well as the type of jobs graduates
had.
The results confirm the diversity of the professional insertion trajectories, but with great
similarities in the two groups. Throughout the first three years of ingression in the labour
market, the trajectories of professional insertion of the young are distributed in
precariousness trajectories, characterized for jobs without an employment contract and low
wages; stability trajectories, that are distinguished by the attainment of a stable employment
contract and medium wages and ascending trajectories, that are distinguished by the
ownership of an employment contract, although not stable, and best wages.