Título
Um olhar sobre os diplomados: A relação entre área de formação e posto de trabalho, em Portugal
Autor
Reis, Sofia Santos dos
Resumo
pt
Este estudo enquadra-se nos estudos sobre a correspondência entre o nível de
escolaridade e o posto de trabalho e centra-se exclusivamente no tipo de
correspondência horizontal, em que se estabelece a correspondência entre a área de
formação e o posto de trabalho. Procurando assim inovar e demarcar pela diferença ao
não seguir a tendência dos estudos focados na correspondência vertical, em que se
analisa se os indivíduos estão a ocupar postos de trabalho que correspondem ao seu
nível de escolaridade.
Os dados utilizados foram fornecidos pelo GEP – Gabinete de Planeamento e
Estratégia, do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, provenientes dos Quadros
Pessoal, abrangendo um período de dez anos, de 1999 a 2009, com um ano de quebra de
série, correspondente a 2001, sendo seleccionados apenas os indivíduos com o ensino
superior distribuídos pelas áreas de formação e pelos postos de trabalho. O foco da
análise incide no cálculo de taxas de eficácia em duas leituras: sobre o total de
diplomados no conjunto dos postos de trabalho da área correspondente e sobre o
conjunto de diplomados com um posto de trabalho na sua área de formação no total de
diplomados da área correspondente.
Os resultados, marcados pela diversidade de resultados entre as diferentes áreas
e nos dois tipos de leitura, confirmam taxas de eficácia abaixo dos 50%, em ambas as
leituras, indicando que uma maioria significativa de diplomados trabalha fora da sua
área de formação. Mediante resultados tão baixos em termos de eficácia, segue-se a
problemática da ineficácia de correspondência, com a discussão sobre a concentração de
diplomados em postos de trabalho fora das suas áreas, bem como a possível influência
das taxas de desemprego das áreas, já que áreas de formação com a taxa de desemprego
superior à da eficácia se traduzem num valor elevado de ineficácia, e a hipótese de
mobilidade profissional, verificando que não houve um melhoramento da eficácia no
decorrer do período em análise.
en
This study was based on studies of the matching between the level of education
and the job and focuses exclusively on horizontal matching type, which establishes the
correspondence between the study area and the job. Looking for innovating and
demarcating by the difference to not following the trend of the studies focused on
vertical matching, it analyzes whether individuals are occupying jobs that match your
education level.
The data used were provided by the GEP - Planning and Strategy Office,
Ministry of Labour and Social Solidarity, from the Personnel Boards, covering a period
of ten years, from 1999 to 2009, with one break series year, corresponding to 2001,
being selected only individuals with higher education distributed by the study areas and
jobs. The focus of the analysis concerns on the calculation of rates of efficacy in two
readings: on total graduates in the jobs of the match area and on the number of
graduates with a job in their study field in total graduates matching area.
The results, marked by the diversity of results between the different areas and
the two types of reading, confirm efficacy rates below 50% in both readings, indicating
that a significant majority of graduates is working outside their area of training.
Through such low results in terms of effectiveness, it follows the issue of
ineffectiveness of correspondence with the discussion on the concentration of graduates
in jobs outside their areas, as well as the possible influence of unemployment areas,
since study areas with unemployment rates higher than the efficiency translate into high
value of inefficiency, and mobility hypothesis, indicating that there was an
improvement in efficiency, during the period under analysis.