Título
Challenges of virtual team leadership: Cisco systems case
Autor
Reynaud, Darya de Miranda
Resumo
pt
Durante as últimas decadas tem-se revelado uma forte tendência para a gestão das
equipas para além das fronteiras organizacionais, dando origem a uma alteração
profunda das relações de trabalho orientadas essencialmente para a componente
presencial. A Internet e a rápida evolução das tecnologias de informação criaram uma
oportunidade única para o trabalho à distância.
Num cenário cada vez maior de competitividade internacional, a Cisco Systems, uma
empresa multinacional de origem norte-americana, focada na área dos equipamentos de
rede e comunicações, na sua constante procura da excelência de desempenho, apostou
na melhoria contínua da tecnologia, dos processos e do investimento no seu capital
humano. Sendo um dos líderes do mercado no desenvolvimento de hardware e software,
que possibilita o trabalho à distância, ou o trabalho virtual – a própria Cisco tem
recorrido largamente ao modelo de redes virtuais e equipas virtuais nos seus diversos
departamentos.
Na presente tese, o autor explora o conceito da equipa virtual e elabora um estudo
baseado em 16 equipas virtuais da Cisco Systems, por forma a avaliar a prática atual,
identificando os pontos fortes e os desafios, revendo as soluções existentes de gestão e
propondo melhorias.
Como resultado da pesquisa, o autor sugere um modelo de sucesso assente em equipas
virtuais adequada ao ambiente da Cisco Systems, lançando um conjunto de
recomendações, que possam ser úteis a outras empresas multinacionais.
en
In recent decades, a powerful trend has emerged in teams across organizational
boundaries, as well as a dramatic change to the face-to-face aspects of common work
relationships. The Internet and a quick development in electronic technologies have
created an unprecedented ability to work together from a distance.
In the conditions of every time more tough competition internationally, Cisco Systems,
a multinational company of the US origin, acting in the area of networking equipment,
is constantly striving to excel its performance via improving the technology, processes
and investing into its human capital. Being one of the market leaders in the development
of hardware and software enabling distant, or virtual, team work - Cisco itself has been
largely using a model of virtual networks and virtual teams in various business units.
In this thesis, the author explores the concept of a virtual team and conducts a study of
sixteen virtual teams at Cisco Systems to evaluate the state of their current functioning,
identify strengths and challenges, revise the existing managerial solutions and suggest
improvements.
As a result of the research, the author proposes a model of successful virtual team
tailored for the environment of Cisco Systems accompanied with a series of
recommendations, which could also be useful for other multinational companies.