Theses and dissertations

Master
Business Economics and Competition
Title

Responsabilidade social das organizações: um caminho a sós para a satisfação dos trabalhadores ou acompanhada pelo suporte das organizações?

Author
Nascimento, Patrícia Cardoso
Summary
pt
O interesse pela investigação sobre responsabilidade social das organizações (RSO) tem-se tornado cada vez maior, quer ao nível institucional, quer ao nível organizacional. Contudo ainda são escassos os estudos que se centram no nível de análise individual, mais concretamente no que respeita aos colaboradores. Por consequência, esta dissertação centrou-se na perceção dos colaboradores quanto ao envolvimento das organizações em ações de RSO, avaliando a sua relação com a satisfação no trabalho. É de clara importância perceber em que sentido é que se correlaciona a perceção de RSO nas suas várias dimensões (trabalhadores, económica, comunidade/ambiente) com a satisfação no trabalho. O grande desafio residiu no estudo da variável mediadora, perceção de suporte organizacional (POS), visto serem escassos ou nulos os estudos que relacionam esta variável quer com a responsabilidade social, quer com a satisfação no trabalho. Para tal, foi necessária a realização de um questionário, distribuído eletronicamente, a 175 trabalhadores de diferentes organizações e áreas profissionais. Da análise dos dados recolhidos foi possível concluir que existe um incremento da capacidade de análise da relação entre a perceção de responsabilidade social e a satisfação no trabalho, quando é incluída a variável mediadora (POS) no modelo em estudo. Contudo, esta variável só medeia a relação entre a RSO na dimensão dos trabalhadores e a satisfação no trabalho. A dimensão de RSO face à comunidade/ambiente não tem significância estatística no estudo e a dimensão de RSO económica apesar de ser significativa, não é influenciada pela POS.
en
The interest in research on corporate social responsibility (CSR) has been increasing, both at the institutional and the organizational levels of analysis. However still few studies have focused on the individual level of analysis, specifically in what concerns to employees. Therefore, this dissertation focused on employees’ perception with regard to the involvement of organizations in CSR practices, evaluating its relationship with job satisfaction. It is clearly important to understand in what sense CSR perceptions in its various dimensions (workers, economic, community/environment) are correlated with job satisfaction. The study of the mediating variable, perception of organizational support (POS), constituted the main challenge of this research, since there are few or no studies relating this variable with corporate social responsibility and job satisfaction. For this, it was necessary to develop a survey, distributed online, to 175 workers of different organizations and professional areas. After analyzing the collected data it was possible to conclude that there is an increment in our ability to explain the relationship between the perceived CSR and job satisfaction when the mediating variable (POS) is included in the model of analysis. However, this variable only mediates the relationship between CSR towards workers and job satisfaction. CSR towards community/environment has no statistical significance in the study and the economic CSR dimension despite being significant, is not influenced by POS.

Date

02-Dec-2015

Keywords

Satisfação
Corporate social responsibility
Colaboradores
Responsabilidade social das organizações
Job satisfaction
Perceção de suporte organizacional
Workers
Perception of organizational support

Access

Free access

See on repository  
Back to top