Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna

Autor
Peixe, Miguel José Osório Carvalho
Resumo
pt
Como é sabido e conhecido, a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é uma temática que está cada vez mais presente nas políticas e ações organizacionais e nas decisões dos gestores e respetivas organizações. É notório o crescimento do tema e da sua aplicabilidade, nas três dimensões, económica, social e ambiental, nos dias que correm por imposição dos mercados mais competitivos, da escassez de recursos e das necessidades da sociedade que são cada vez mais específicas. Contudo, ainda não existem muitos estudos que abordem de forma direta a forma como a perceção dos colaboradores face às práticas de RSO pode ou não promover a sua Satisfação no Trabalho (ST). Por isso, este estudo vai ter por base e irá centrar-se essencialmente na avaliação da relação existente entre a RSO e a ST. Numa segunda fase, o estudo irá também analisar em que medida a Satisfação com a Comunicação Interna (SCI) influencia a relação anterior. Para desenvolver e validar este modelo de investigação foram inquiridos 203 colaboradores de diversos setores de atividade e diferentes ramos de negócio. Da análise aos dados obtidos pode-se constatar que existe uma relação positiva entre a perceção das práticas de RSO e a satisfação no trabalho. Por sua vez, apenas se verifica um efeito moderador significativo da SCI na relação entre a perceção do envolvimento em práticas de RSO dirigidas à comunidade e ambiente e a ST. O facto de as organizações comunicarem o crescente investimento em RSO e inclusão de “boas práticas” nas suas estratégias e políticas organizacionais, sobretudo no que toca aos públicos externos, leva ao aumento da ST.
en
Globally, the Corporate Social Responsibility (CSR) is increasing its incidence within not only organizational politics and actions, but also within manager’s decisions and throughout the organization. Nowadays, the importance of this topic and its applicability is perceptible, in the CSR three dimensions: economic, social and environmental, due to the impositions from market competition, resource scarcity and the more and more accurate needs of society. However, there are not many studies that refer directly to how the employees’ perception of the CSR practices can possibly promote their satisfaction at work (SW). Therefore, this study will focus essentially on the evaluation of the relationship between the CSR and the SW. At a second stage, this study will also analyze how the satisfaction regarding the internal communication (SCI) will influence the former relation. To develop and validate this model, 203 employees from diverse activity sectors and business areas, were questioned. According to the results, a positive relation, between the perception of the CSR practices and the employee satisfaction, was observed. Furthermore, it is possible to observe a significant moderator effect only in the relation between the perception of involvement in the CSR practices that are directed to the community and environment, and the SW. When organizations communicate the growing investment in CSR and the inclusion of “good practices” within their strategies and organizational polices to the external audience, it leads to SW.

Data

16-abr-2019

Palavras-chave

Corporate social responsibility
Satisfação no trabalho
Internal communication
Job satisfaction
Responsabilidade social das empresas

Acesso

Acesso livre

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