Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Avaliaçao da divulgação nos websites na ótica da accountability: aplicação às entidades públicas empresariais do setor da saúde

Autor
Carvalho, João Francisco Oliveira
Resumo
pt
Tendo em conta o peso do setor da saúde e a grave crise financeira atualmente existente, torna-se cada vez mais importante a eficiência de gestão neste setor, bem como a transparência da informação proporcionada para os utentes em geral e para os contribuintes em particular, principais stakeholders destas entidades. As Tecnologias da Informação e Comunicação têm um papel fundamental na transparência da informação proporcionada, como tal este estudo tem como objetivo geral avaliar a transparência da informação divulgada pelas entidades públicas empresariais na área da saúde e avaliar a qualidade dos respetivos websites, como fator de accountability. Com base numa metodologia quantitativa, foram elaboradas duas matrizes de avaliação dos websites, uma para a informação obrigatória e outra para a informação facultativa, de forma a aferir o grau de conformidade e a qualidade da divulgação da informação, relacionando-as com algumas características das entidades alvo. Os resultados demonstram que existiu um aumento considerável do grau médio de conformidade obrigatória do ano de 2009 para 2010; todavia, o ano de 2010 poderá ter sido um ano atípico, uma vez que o grau médio de conformidade obrigatório voltou a diminuir em 2011, para valores semelhantes ao ano de 2009. Constatou-se ainda que existe uma boa qualidade global quanto á divulgação da informação e uma relação fraca e direta entre a qualidade da divulgação na dimensão acessibilidade e a qualidade de divulgação na dimensão usabilidade. Portanto, os websites das entidades publico empresariais na área da saúde, com melhor acessibilidade, tendem a apresentar uma maior usabilidade dos seus websites.
en
Given the weight of the health sector and the currently existing financial crisis, it becomes increasingly important management efficiency in this sector, as well as the transparency of information provided to users in general and taxpayers in particular, the major stakeholders of these entities. The Information and Communications Technology has a key role in the transparency of the information provided, so the main goal of this study is to evaluate the overall transparency of information disclosed by the public corporate entities, in health area, and assess the quality of their respective websites, as accountability factor. Based on a quantitative methodology, it was carried out two evaluation checklists of the public corporate entities in health area websites, one for the mandatory information and other for the optional information, in order to assess the degree of compliance and quality of disclosure, and relating them to some characteristics of the analyzed entities. The results demonstrate that there was a considerable increase in the average degree of mandatory compliance from the year 2009 to 2010; however, the year 2010 may have been an atypical year, since the average degree of mandatory compliance decreased again in 2011, to similar values of 2009. It has been noticed that there is a good overall quality with regard to disclosure of information and a direct but weak relationship between the quality of disclosure in dimension accessibility and the quality of disclosure in usability dimension. Therefore, the websites of public corporate entities in the health area, with better accessibility, tend to show a greater usability of their websites.

Data

20-nov-2015

Palavras-chave

Transparência
Transparency
Contabilidade pública
Accountability
Public accounting
Entidades do Setor da Saúde
Qualidade dos websites
Health sector entities
Websites quality

Acesso

Acesso livre

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