Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Popular reporting: propostas e desafios para os municípios

Autor
Bota, Henrique Nunes
Resumo
pt
Disponibilizar à população informação financeira e não financeira, de forma clara e objetiva, sobre a atuação governativa nos diversos níveis, tem vindo a ser objeto de algumas interrogações, ainda não ultrapassadas, uma vez que a maior parte dos relatórios produzidos e publicados tendem a conter informação de difícil compreensão e interpretação por uma grande parte dos cidadãos. Entender como, de acordo com as necessidades dos cidadãos, deve ser efetuada a apresentação da informação, pode indicar, de forma dinâmica, novas perspetivas de divulgação dessa informação, de modo a cativar o interesse dos mesmos, assim como a potencializar a evolução dos relatórios a realizar. Nessa senda, é constatado nesta investigação que o "Popular Reporting" (PR) é um instrumento de gestão criado para o perfil do cidadão comum, um relatório de dimensão pequena e com linguagem acessível. Para o efeito, é desenvolvido um PR para os Municípios portugueses, em três formatos diferentes (PDF, "website" e "dashboard"). Em face das avaliações obtidas, em termos de indicadores por parte dos Municípios da Região do Algarve e dos diversos formatos por parte da população, é dado a comprovar a importância e o reconhecimento que esta última tem por este novo tipo de relatório, o que pode significar um envolvimento mais ativo da mesma nas questões públicas. Por sua vez, o formato em "dashboard" pode melhorar a forma como a informação é apresentada e percebida, revelando a população um maior interesse em ferramentas de "report" "online", devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
en
Providing the population with financial and non-financial information, in a clear and objective way, on government action at different levels, has been the subject of several questions, not yet overcome, since most of the reports developed and published tend to contain information difficult to understand and interpret by a large part of citizens. Understanding how, according to citizens' needs, the presentation of information should be carried out, can dynamically indicate new perspectives for the dissemination of that information, in order to captivate their interest, as well as to enhance the evolution of reports to be carried out. Along this path, it is noted in this dissertation that Popular Reporting (PR) is a management tool created for the profile of ordinary citizens, a small-scale report with accessible language. For this purpose, a PR is developed for Portuguese Municipalities in three different formats (PDF, website and dashboard). Regarding the evaluations that were obtained, in terms of indicators by the Municipalities of the Algarve region and the different formats by the population, it is given to prove the importance and recognition that the latter has for this new type of report, which can mean more active involvement in public affairs. Lastly, the dashboard format can improve the way information is presented and perceived, revealing to the population a greater interest in online reporting tools, due to the development of information and communication technologies (ICT).

Data

28-jan-2021

Palavras-chave

Transparência
Transparency
Dashboard
Tomada de decisão
Decision making
Accountability
TIC
Popular reporting

Acesso

Acesso livre

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