Título
Desenvolvimento de iniciativas facilitadoras do uso de chatbots empresariais através de Explainable AI (XAI)
Autor
Costa, Lara Sofia da Conceição
Resumo
pt
A crescente adoção de chatbots por parte das empresas tem sido fortemente
impulsionada pelo avanço da Inteligência Artificial Generativa (IAG). No entanto,
a opacidade dos algoritmos subjacentes a esta tecnologia acarreta desafios ao nível
da transparência, com questões sobre a aceitação e a confiança dos utilizadores.
Perante este cenário, a literatura relativa à facilitação do uso de chatbots por meio da
Explainable Artificial Intelligence (XAI) é escassa, o que resulta em duas lacunas que se
procuram resolver na presente investigação: (1) falta de clareza sobre iniciativas facilitadoras
do uso de chatbots empresariais e XAI; e (2) falta de estudos que investiguem as relações de
causa-efeito entre essas mesmas iniciativas. Para superar essas limitações, serão aplicadas
metodologias de natureza construtivista, nomeadamente: Nominal Group Technique (NGT) e
o método Interpretive Structural Modeling (ISM) combinado com a Lógica Neutrosófica, com
o objetivo de estruturar e avaliar o problema de decisão intrínseco ao estudo. Estes métodos
foram aplicados ao longo três sessões de trabalho, recorrendo, para isso, a um painel de
decisores com experiência profissional e conhecimento aprofundado sobre o tema. Os
resultados obtidos foram validados por uma expert da Agência Nacional para Inovação (ANI),
externa ao processo, a fim de conceber maior credibilidade ao modelo proposto. Como
resultado, foi desenvolvido um modelo de avaliação transparente e robusto, capaz de apoiar no
processo de tomada de decisão neste domínio.
en
The growing adoption of chatbots by companies has been strongly driven by advances
in Generative Artificial Intelligence (GAI). However, the opacity of the algorithms
underlying this technology presents challenges in terms of transparency, raising
concerns about user acceptance and trust. In light of this, the literature on facilitating
the use of chatbots through Explainable Artificial Intelligence (XAI) is scarce, leading to two
gaps that this research aims to address: (1) a lack of clarity regarding initiatives that facilitate
the use of business chatbots and XAI; and (2) a lack of studies investigating the cause-andeffect
relationships among these initiatives. To overcome these limitations, constructivist
methodologies are applied, namely: Nominal Group Technique (NGT) and the Interpretive
Structural Modeling (ISM) method combined with Neutrosophic Logic, with the aim of
structuring and evaluating the decision problem intrinsic to the present study. These methods
were applied across three working sessions, using a panel of decision-makers with professional
experience and in-depth knowledge of the subject. The results were validated by an expert from
the National Innovation Agency (ANI, in Portuguese) external to the process, in order to
enhance the credibility of the proposed model. As a result, a transparent and robust evaluation
model was developed, capable of supporting the decision-making process in this study domain.