Título
A intenção de compra de produtos verdes em Portugal: O papel da preocupação ambiental
Autor
Pesconi, Flávia Heguedusch Pereira
Resumo
pt
O crescimento populacional do século XX trouxe graves consequências ambientais. A
consciencialização desta crise levou ao surgimento de consumidores verdes, que pressionam
as empresas a adotar práticas sustentáveis. A adoção do marketing verde por parte das
empresas emergiu como resposta à crise ambiental, desafiando-as a integrar práticas
sustentáveis nas suas operações, a tornar os seus produtos mais ecológicos, e a comunicar
efetivamente essas características aos consumidores. Por outro lado, persiste uma lacuna
entre a intenção dos consumidores de apoiar a sustentabilidade ambiental, e o seu
comportamento real de compra de produtos verdes, que se caracteriza pela não aquisição de
produtos verdes. O objetivo principal desta pesquisa é aprofundar o entendimento sobre os
fatores que influenciam a intenção de compra de produtos verdes em Portugal. A pesquisa foi
realizada por meio de uma abordagem quantitativa, explicativa e transversal, com uma
amostra de 373 consumidores portugueses, sendo a maioria mulheres (63%) com idade
inferior a 40 anos (58%) e com formação superior (71%). Os resultados demonstraram que a
preocupação ambiental influencia a intenção de compra de produtos verdes, com a mediação
parcial de Atitudes em Relação à Compra de Produtos Verdes, Normas Subjectivas e Controlo
Comportamental Percebido.
en
Population growth in the 20th century had serious environmental consequences. Awareness
of this crisis has led to the emergence of green consumers, who are pressurizing companies
to adopt sustainable practices. The adoption of green marketing by companies has emerged
as a response to the environmental crisis, challenging them to integrate sustainable practices
into their operations, make their products more environmentally friendly, and effectively
communicate these characteristics to consumers. On the other hand, a gap persists between
consumers' intention to support environmental sustainability and their actual purchasing
behaviour, which is characterised by not buying green products. The main aim of this research
was to deepen our understanding of the factors that influence the intention to buy green
products in Portugal. The research was carried out using a quantitative, explanatory and crosssectional
approach, with a sample of 373 Portuguese consumers, the majority of whom were
women (63 per cent) aged under 40 (58 per cent) and with higher education studies (71 per
cent). The main aim of this research was to deepen our understanding of the factors that
influence the intention to buy green products in Portugal. The results showed that
environmental concern influences the intention to buy green products, with the partial
mediation of Attitudes towards the Purchase of Green Products, Subjective Norms and
Perceived Behavioral Control.