Título
A inspeção escolar na Guiné-Bissau: Perceções e práticas
Autor
Ialá, Carlos Bideta
Resumo
pt
Ao longo do tempo, a inspeção escolar configurou-se como um instrumento de controlo
e fiscalização. E, segundo Viera (1993, p. 28), esteve associada a conceitos como
“chefia”, “dirigismo”, “imposição”, “autoritarismo”. Entretanto, esta conceção está
agora ultrapassada, envolvendo uma vertente relativa à natureza de supervisão
pedagógica. Essa nova conceção, - requer efetivamente, uma abordagem aos atores que
intervém no setor.
O objeto do presente estudo, visa conhecer junto dos inspetores e professores, as suas
opiniôes sobre a inspeção escolar na Guiné-Bissau, a partir de relatos individuais,
compreender a “visão” de quem vive essa experiência, perceber a representação do
sujeito sobre a prática, suas relações e perspetiva sobre as eventuais mudanças - que
tendem a melhorar a qualidade educativa.
A abordagem metodológica empregue no presente estudo, é de caráter qualitativo e
interpretativo através da realização de entrevistas a inspetores e docentes, tendo estas
sido tratadas através de análise de conteúdo categorial.
Conclui-se, que apesar da melhoria da prática, a inspeção quando realizada de forma
colaborativa e orientada para o apoio, pode contribuir para a construção de uma
aprendizagem enriquecedora e elevar os padrões educacionais.
en
Over time, school inspection has become an instrument of control and inspection. And,
according to Viera (1993, p. 28), it was associated with concepts such as “leadership”,
“management”, “imposition”, “authoritarianism”. However, this conception is now
outdated, involving another understanding of a pedagogical supervisory nature. This
new conception effectively requires an approach from actors involved in the sector.
The object of the present study aims to understand, among inspectors and teachers, their
opinions on school inspection in Guinea-Bissau, based on individual reports, to
understand the “vision” of those who live this experience, to understand the subject's
representation of the practice , their relationships and perspective on possible changes
that tend to improve educational quality.
The methodological approach used in the present study is qualitative and interpretative
in nature through documentary analysis and interviews treated through content analysis.
It is concluded, therefore, that despite the improvement in practice, inspection, when
carried out in a collaborative and support-oriented way, can contribute to the
construction of enriching learning and raising educational standards.