Title
Educação em territórios de baixa densidade: Expectativas escolares e aspirações profissionais de estudantes do ensino secundário
Author
Bragança, Mariana Pereira
Summary
pt
A educação, assim como as restantes instituições sociais que regem o nosso dia a dia, são criadoras e reprodutoras de desigualdades sociais.
O sucesso dos alunos e o percurso que estes fazem, para além de estar condicionado por variáveis como o género, a escolaridade dos pais, as condições sociais de partida, entre outros fatores, é também influenciado pelo local onde se vive. A oferta educativa não é distribuída de forma igual ao longo do território português, devido às características e recursos próprios dos territórios. Contudo, é necessário perceber que consequências é que isso tem no trajeto dos estudantes destas regiões, não só ao nível de aprendizagens e formação como, consequentemente, ao nível do trabalho e profissão.
Deste modo, a presente tese tem como objetivo perceber de que forma é que é vivida e experienciada a educação em territórios de baixa densidade e compreender como é que a oferta e a experiência de cada um afeta as expectativas escolares e as aspirações profissionais dos estudantes do secundário residentes nestes territórios.
A metodologia aplicada foi do tipo qualitativo, através da realização de entrevistas a jovens do ensino secundário, residentes em territórios de baixa densidade. Através da análise do discurso destes estudantes foi possível compreender que estes são confrontados com diversos obstáculos no decorrer do seu percurso, nomeadamente ao nível da oferta de cursos e disciplinas, revelando-se por vezes como um entrave para a aprendizagem. Não obstante, as expectativas destes jovens são positivas, mas conscientes de que, para seguirem algo relacionado com a área de estudo que pretendem ingressar, têm de sair da sua zona de residência, devido à fraca diversidade do mercado de trabalho.
en
Education, like the other social institutions that govern our daily lives, creates and reproduces social inequalities.
In addition to being conditioned by variables such as gender, parents' schooling, social conditions, among other factors, students' success and the path they take is also influenced by where they live. Educational provision is not equally distributed throughout Portugal, due to the characteristics and resources of the area itself, but it is necessary to understand what consequences this has on the path of the students from these regions, not only in terms of learning and training but also, consequently, in terms of work and profession.
The aim of this thesis is therefore to understand how education is lived and experienced in low-density areas and to comprehend how the experience of each affects the educational expectations and professional aspirations of secondary school students living in these areas.
The methodology used was qualitative, with interviews with young secondary school students living in low-density areas. By analyzing the discourse of these students, it was possible to understand that they are confronted with various obstacles along the way, specially in terms of the range of courses and subjects on offer, sometimes proving to be an obstacle to learning. Their expectations for the future are positive, but they are aware that in order to pursue something related to the area of study they want to enter, they have to leave their area of residence due to the poor diversity of the job market.