Title
Medidas de integração à comunidade cigana em Portugal: Incentivos ao estudo e o seu impacto social, cultural e questões de género
Author
Rosa, Maria João Oliveira Bernardo Lourenço da
Summary
pt
Nos últimos vinte anos, de forma a responder ao aumento da imigração em Portugal, as
políticas de integração de “minorias” étnicas sofreram várias alterações. Foi neste âmbito
que foram elaboradas políticas de combate a desigualdade específicas para a comunidade
cigana que procuravam promover a inserção e oportunidades de acesso à escolarização e
ao trabalho. Aprovada em 2013, um dos eixos centrais da Estratégia Nacional para a
integração das comunidades ciganas (ENICC) é o incentivo para que os jovens ciganos
completem a escolaridade obrigatória, considerada uma forma particularmente eficaz de
combate à exclusão e à desigualdade, e promoção da integração social e no mercado de
trabalho. Esta dissertação procura analisar a implementação do programa Operacional de
Promoção da Educação (OPRE), concebido para incentivar a progressão de estudos dos
jovens ciganos. Através do trabalho de campo e entrevistas não estruturadas a jovens
bolseiros e moderadores, pretende-se perceber o objetivo desta medida na comunidade.
Os resultados da presente investigação demonstraram-se inesperados: alunos bolseiros
descontentes e que afirmam sentir-se oprimidos. Contudo, concluiu-se com este estudo
que é uma iniciativa que tem facilitado a vida dos estudantes oriundos da comunidade.
Apesar de todas as falhas relatadas, sendo normais dado que é um programa recente,
algumas das soluções propostas dizem respeito a forma de divulgação da informação das
bolsas ou a forma como é gerida.
en
In the last 20 years, the integration policies of ethnic "minorities" have been subject of
several changes in Portugal, fundamentally to respond to the increase of immigration to
the country. It is in this context that policies were developed to combat inequality specific
to the Roma community, which sought to promote the insertion and opportunities for
access to schooling and work. Approved in 2013, one of the central axes of the National
Strategy for Roma communities integration (ENICC) is the incentive for young Roma to
complete compulsory schooling, considered a particularly effective way to combat
exclusion, inequality and promote social and the labor market integration. This
dissertation seeks to analyze the implementation of the Operational Program for the
Promotion of Education (OPRE), designed to encourage the progression of studies of
young Roma. Through fieldwork and unstructured interviews with young scholarship
members and moderators, we intend to understand the impact of this measure in the
community. The analysis will focus on the following questions: What is the success rate
of these initiatives? Have they contributed to a real decrease in discrimination and
increased integration? What is the impact in the community? What effects has it had on
gender inequality and the social roles of Roma women? The results of this investigation
proved unexpected: disgruntled scholarship students who claim to feel oppressed.