Título
The effect of customer-based brand equity on willingness to pay premium: A comparison between low-cost and flag airlines
Autor
Santos, Carolina Martins dos
Resumo
pt
Esta dissertação examina o impacto de CBBE na WPP dos passageiros para bilhetes de avião,
comparando companhias aéreas de baixo custo e de bandeira. A pesquisa é motivada pela natureza
competitiva da indústria e pela necessidade de compreender as preferências dos passageiros,
concentrando-se na imagem da marca, no reconhecimento da marca e nos atributos do serviço como
variáveis-chave que influenciam CBBE. Os dados recolhidos de 489 viajantes foram analisados através
de PLS-SEM e MGA, gerando duas análises quantitativas: primeiro o modelo foi analisado para
companhias aéreas em geral, de seguida foi realizada uma análise multigrupo de forma a perceber
como se comporta o modelo perante faixas de preço. Os resultados comprovam a influência das
variáveis escolhidas tanto em CBBE quanto WPP, e revelam distinção entre companhias aéreas de
baixo custo e de bandeira. Esta pesquisa contribui para a literatura ao ampliar a aplicação de CBBE aos
serviços, especialmente no setor aéreo, e ainda por aumentar o conhecimento existente sobre WPP
na indústria de serviços. Além disso, o uso da segmentação por faixas de preço em companhias aéreas
oferece ideias acionáveis para a gestão. Em conclusão, esta dissertação acresce ao conhecimento
existente sobre CBBE, proporcionando implicações valiosas na gestão das companhias aéreas, e
orientando estratégias personalizadas para diferentes faixas de preço.
en
This dissertation examines the impact of CBBE on passengers' WPP for airline tickets, comparing low-cost
and flag airlines. The research is prompted by the competitive nature of the industry and the need
to comprehend passenger preferences, focusing on brand image, brand awareness, and service
attributes as key variables influencing CBBE. The survey data collected from 489 recent travelers was
analyzed through PLS-SEM and MGA, generating two quantitative analyses: first the model was
analyzed for airlines in general, secondly a multi-group analysis was performed to understand how the
model behaves through price tiers. The findings indicate the significant influence of the chosen
variables on both CBBE and WPP. A distinguishing factor lies in the differentiation between low-cost
and flag airlines, revealing differing impacts on CBBE and WPP. This research contributes to branding
literature by expanding CBBE's application to the services, especially in the airline sector. It also builds
on existing knowledge of WPP’s importance in service industries. Moreover, the use of segmentation
for airline price tiers offers actionable insights for management strategies. In conclusion, this
dissertation augments the knowledge of CBBE, providing valuable implications for airlines
management, guiding brand tailored strategies to increase passengers' willingness to invest in services
for different price tiers.