Título
Quem te ensinou a amar? Padrões narrativos românticos e papéis normativos de gênero na indústria cinematográfica de Hollywood
Autor
Anderáos, Lorena Testa
Resumo
pt
A associação do Amor Romântico com o ato de ‘contar uma história’ dá base a esta forma
moderna de amor, que utiliza a expressão artística para gerar referências, normas e estruturas
relacionais padronizadas. Quando analisado não como simples sentimento, mas como uma
construção social ou sistema de crenças, o Amor Romântico é acompanhado por ferramentas
de perpetuação ideológica, sendo uma dessas ferramentas influenciadoras relevantes na
modernidade o cinema hollywoodiano. O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar a conexão
entre o cinema norte-americano e a perpetuação da Ideologia Romântica na sociedade ocidental
contemporânea, especialmente no que diz respeito às performances de feminilidade e
masculinidade inseridas nas dinâmicas relacionais monogâmicas e heterossexuais. Esta
conexão será explorada por meio da busca e identificação de Padrões Narrativos e Papéis
Normativos de Gênero presentes em dois filmes: Titanic (Cameron, 1997) e Eternal Sunshine
of the Spotless Mind (Gondry, 2004), de maneira a refletir sobre uma possível relação de
causalidade entre a indústria cultural cinematográfica e a Ideologia Romântica normativa.
en
The association of Romantic Love with storytelling is the basis of this modern form of love,
which uses artistic expression to generate standardized romantic references, norms, and
structures. When analyzed not as a simple feeling but as a social construct or belief system,
Romantic Love is accompanied by tools for ideological perpetuation, and one of the influential
tools that stands out in modernity is Hollywood cinema. Therefore, the objective of this research
is to analyze the connection of American cinema with the perpetuation of the normative
Romantic Ideal in Western society, especially concerning the performances of femininity and
masculinity embedded in monogamous and heterosexual relational dynamics. This connection
will be explored through the search and identification of narrative patterns and normative
gender roles within two films: Titanic (1997) and Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004),
in order to reflect on the possible causal relationship between the cinematic cultural industry
and normative Romantic Ideology.