Título
A imagem enquanto elemento central para afirmação de identidade de um evento: Análise do caso do festival iminente
Autor
Pessoa, Ivânia Carina Pico
Resumo
pt
Se tentarmos dissociar um evento cultural da sua marca gráfica e dos seus recintos, o que sobra
dele? É em torno desta ideia do valor que a imagem gera que esta dissertação se desenvolve.
A investigação visa compreender como a imagem se apresenta enquanto elemento
identitário de um evento cultural e como este impacta a experiência do público. É assim
explorado o potencial da imagem enquanto veículo transmissor de sensações, tendo como
elemento central o design, atuando em duas áreas distintas: a comunicação visual através
do design gráfico e a apresentação do espaço com o design do espaço.
Para tal, foi tido como caso de estudo o Festival Iminente, que se distingue pela sua
relação com a componente visual. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa
que permitiu a recolha e análise de dados através de entrevistas semiestruturadas e
observação não participante. Foi com ela possível apurar que a imagem tem um papel fulcral
na transmissão da identidade e valores de um evento, potencializando, quando bem
aplicada, uma comunicação mais eficiente e uma experiência por parte do público mais
particular.
en
If we try to dissociate a cultural event from its graphic brand and its venues, what is left of it? It is
around this idea of the visual value that a image creates that this dissertation develops.
The investigation aims to understand how imagery presents itself as an identitary element of
a cultural event and how it impacts the public experience. Thus it is explored the potential of the
imagery as a vehicle for sensation transmissions, having design as a central element, acting in two
different areas: visual communication through graphic design and the presentation of spaces with
the space design.
To do so, the Festival Iminente was used as a case study, as it distinguishes itself by its
relation with the visual component. The conducted investigation used a qualitative methodology that
allowed gathering and analysing data through semi-structured interviews and non-participant
observation. Through it was possible to assess that images has a fundamental role in identity
affirmation and values of an event, and potentially, when well applied, a more efficient
communication and a more individual public experience.