Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

A imagem enquanto elemento central para afirmação de identidade de um evento: Análise do caso do festival iminente

Autor
Pessoa, Ivânia Carina Pico
Resumo
pt
Se tentarmos dissociar um evento cultural da sua marca gráfica e dos seus recintos, o que sobra dele? É em torno desta ideia do valor que a imagem gera que esta dissertação se desenvolve. A investigação visa compreender como a imagem se apresenta enquanto elemento identitário de um evento cultural e como este impacta a experiência do público. É assim explorado o potencial da imagem enquanto veículo transmissor de sensações, tendo como elemento central o design, atuando em duas áreas distintas: a comunicação visual através do design gráfico e a apresentação do espaço com o design do espaço. Para tal, foi tido como caso de estudo o Festival Iminente, que se distingue pela sua relação com a componente visual. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa que permitiu a recolha e análise de dados através de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Foi com ela possível apurar que a imagem tem um papel fulcral na transmissão da identidade e valores de um evento, potencializando, quando bem aplicada, uma comunicação mais eficiente e uma experiência por parte do público mais particular.
en
If we try to dissociate a cultural event from its graphic brand and its venues, what is left of it? It is around this idea of the visual value that a image creates that this dissertation develops. The investigation aims to understand how imagery presents itself as an identitary element of a cultural event and how it impacts the public experience. Thus it is explored the potential of the imagery as a vehicle for sensation transmissions, having design as a central element, acting in two different areas: visual communication through graphic design and the presentation of spaces with the space design. To do so, the Festival Iminente was used as a case study, as it distinguishes itself by its relation with the visual component. The conducted investigation used a qualitative methodology that allowed gathering and analysing data through semi-structured interviews and non-participant observation. Through it was possible to assess that images has a fundamental role in identity affirmation and values of an event, and potentially, when well applied, a more efficient communication and a more individual public experience.

Data

06-dez-2023

Palavras-chave

Espaço
Space
Evento
Festivais
Events
Comunicação -- Communication
Atividade cultural -- Cultural activity
Design --
Identidade visual -- Visual identity

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo