Título
The impact of sharing economy on transaction costs: The comparative case of Uber’s platform and traditional taxis
Autor
Martins, Patrícia Meiginhos Marçal
Resumo
pt
Embora se possa dizer que o ato de partilhar existe há tanto tempo quanto a humanidade, a
economia de partilha só surgiu com o desenvolvimento de plataformas digitais e melhorias
tecnológicas que facilitam o comportamento de partilha. Considerando a premissa de que as
pessoas querem usufruir das coisas e não realmente possuí-las, a economia de partilha ajuda
esta visão a tornar-se realidade com um grande impacto na redução dos custos de transação.
Perceber as dinâmicas desta relação é o principal objetivo desta investigação que estudou
a perceção da população portuguesa sobre os custos de transação na economia de partilha e no
mercado tradicional com a elaboração de um questionário. A análise estatística das respostas
mostra que o consumidor perceciona menores custos de transação quando escolhe a economia
de partilha em detrimento do mercado tradicional, ou seja, quando escolhe a Uber em vez dos
táxis. Para além disso, com o desenvolvimento de um modelo econométrico foi possível
concluir que a perceção dos custos de transação influencia a preferência entre a economia de
partilha e o mercado tradicional: o consumidor escolherá a opção que lhe permita ter menores
custos de transação percecionados.
Quer seja pela diminuição do tempo de espera, pela comodidade de pedir um carro a partir
de qualquer lugar ou pela diminuição do esforço na monitorização do serviço, a plataforma da
Uber apresenta melhores características do que o modelo tradicional dos táxis, fazendo com
que os custos de transação diminuam e seja mais apelativa para o consumidor.
en
Although we can say that sharing has existed for as long as mankind, the sharing economy
itself has arisen with the development of digital platforms and technological improvements that
facilitate sharing behavior. Underlying the premise that people want to use things and not really
own them, the sharing economy helps this vision become a reality with a great impact on the
reduction of transaction costs.
Understanding the relationship between the sharing economy and transaction costs is the
main purpose of this research which has studied the Portuguese population’s perception of
transaction costs in the sharing economy (Uber) and the traditional market (taxis) with the
elaboration of a questionnaire. The statistical analysis of the obtained answers shows that the
consumer perceives to have lower transaction costs when choosing the sharing economy over
the traditional market, in other words, when choosing Uber over taxis. On top of that, with the
development of an econometric model, it was possible to conclude that the perception of
transaction costs influences the preference between the sharing economy and the traditional
market: the consumer will choose the option that allows him to have lower perceived
transaction costs.
Whether it is the decrease in waiting time, the convenience of ordering a car from
anywhere, or the decrease in the effort spent on tracking the service, the Uber sharing economy
platform presents better features than taxis traditional model, making transaction costs decrease
and being more appealing to the consumer.