Título
A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
Autor
Caetano, Cátia Daniel
Resumo
pt
Este trabalho de projeto procura aferir a opinião pública dos portugueses relativamente aos
motoristas de Táxi e qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente da Uber, sobre
o setor dos Táxis. Esta plataformização de serviços, cada vez mais em voga nos dias de hoje,
provocou um enorme furor com a entrada no mercado português, principalmente por ser
considerada, por diversos taxistas como concorrência desleal.
Primeiro, contextualizou-se o tema mediante uma caracterização dos dois modelos de negócio,
Táxis por um lado e Uber por outro, e ainda uma explicação do mediatismo público dado ao
diferendo entre os dois serviços. Recorreu-se ainda a uma análise dos preços praticados por
ambos os serviços, através da qual se pôde concluir que os preços praticados pelos taxistas
dentro da cidade são inferiores aos praticados pela Uber.
Para uma análise aprofundada do tema core deste trabalho realizou-se um inquérito online, que
procurou entender a opinião geral dos portugueses relativa aos serviços de Táxi por oposição
ao da Uber.
Com recurso ao inquérito acima mencionado, bem como a toda a informação recolhida no
desenrolar deste trabalho, realizou-se uma análise SWOT, através da qual se procurou apontar
os pontos fortes e fracos do setor dos Táxis, bem como as oportunidades e ameaças no mercado.
Através desta análise, foi possível desenvolver um plano de comunicação que tem por objetivo
melhorar a opinião pública dos portugueses sobre os motoristas de Táxi.
en
This project aims to assess Portuguese public opinion regarding Taxi drivers and the impact of
the sharing economy, namely Uber, on the Taxi sector. This service platform, increasingly in
vogue these days, caused a huge furore upon entry into the Portuguese market, mainly due to
being considered by many taxi drivers as unfair competition.
First, the topic was contextualized through a characterization of the two business models, Taxis
on the one hand and Uber on the other, as well as an explanation of the mediatization given to
the dispute between the two services. An analysis of the prices charged by both services was
also carried out, leading to the conclusion that the prices charged by taxi drivers within the city
are lower than those charged by Uber.
For an in-depth analysis of the core theme of this work, an online survey was conducted, which
sought to understand the general opinion of the Portuguese regarding Taxi services as opposed
to Uber.
Based on the survey mentioned above, as well as all the information collected during the course
of this work, a SWOT analysis was carried out, through which we sought to point out the
strengths and weaknesses of the Taxi sector, as well as the opportunities and threats in the
market. Through this analysis, it was possible to develop a communication plan that aims to
improve Portuguese public opinion on Taxi drivers.