Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi

Autor
Caetano, Cátia Daniel
Resumo
pt
Este trabalho de projeto procura aferir a opinião pública dos portugueses relativamente aos motoristas de Táxi e qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente da Uber, sobre o setor dos Táxis. Esta plataformização de serviços, cada vez mais em voga nos dias de hoje, provocou um enorme furor com a entrada no mercado português, principalmente por ser considerada, por diversos taxistas como concorrência desleal. Primeiro, contextualizou-se o tema mediante uma caracterização dos dois modelos de negócio, Táxis por um lado e Uber por outro, e ainda uma explicação do mediatismo público dado ao diferendo entre os dois serviços. Recorreu-se ainda a uma análise dos preços praticados por ambos os serviços, através da qual se pôde concluir que os preços praticados pelos taxistas dentro da cidade são inferiores aos praticados pela Uber. Para uma análise aprofundada do tema core deste trabalho realizou-se um inquérito online, que procurou entender a opinião geral dos portugueses relativa aos serviços de Táxi por oposição ao da Uber. Com recurso ao inquérito acima mencionado, bem como a toda a informação recolhida no desenrolar deste trabalho, realizou-se uma análise SWOT, através da qual se procurou apontar os pontos fortes e fracos do setor dos Táxis, bem como as oportunidades e ameaças no mercado. Através desta análise, foi possível desenvolver um plano de comunicação que tem por objetivo melhorar a opinião pública dos portugueses sobre os motoristas de Táxi.
en
This project aims to assess Portuguese public opinion regarding Taxi drivers and the impact of the sharing economy, namely Uber, on the Taxi sector. This service platform, increasingly in vogue these days, caused a huge furore upon entry into the Portuguese market, mainly due to being considered by many taxi drivers as unfair competition. First, the topic was contextualized through a characterization of the two business models, Taxis on the one hand and Uber on the other, as well as an explanation of the mediatization given to the dispute between the two services. An analysis of the prices charged by both services was also carried out, leading to the conclusion that the prices charged by taxi drivers within the city are lower than those charged by Uber. For an in-depth analysis of the core theme of this work, an online survey was conducted, which sought to understand the general opinion of the Portuguese regarding Taxi services as opposed to Uber. Based on the survey mentioned above, as well as all the information collected during the course of this work, a SWOT analysis was carried out, through which we sought to point out the strengths and weaknesses of the Taxi sector, as well as the opportunities and threats in the market. Through this analysis, it was possible to develop a communication plan that aims to improve Portuguese public opinion on Taxi drivers.

Data

23-jan-2023

Palavras-chave

Digital platforms
Uber
Plataformas digitais
Transportes -- Transport
Opinião pública -- Public opinion
Economia partilhada - Sharing economy
Táxis

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo