Título
A importância de investimentos em desenvolvimento de líderes nas organizações: O caso da empresa SMR Automotive Brasil
Autor
Yamamoto, Rodrigo Galbossera
Resumo
pt
No cenário atual, vivenciado pelas empresas, onde há constantes mudanças, exigências dos
consumidores, alta competitividade, pressão por resultados e busca por eficiência e
produtividade, o administrador moderno, precisa criar uma atmosfera de motivação para as
mudanças, fundindo o gerenciamento a liderança. Por isso cada vez mais a liderança nas
organizações tem se tornado uma peça fundamental para o sucesso do administrador. O presente
estudo teve como objetivo principal demonstrar como o investimento no desenvolvimento de
lideranças gera resultados altamente positivos financeiramente, em um seguimento com baixas
margens de lucratividade. O trabalho tem caráter qualitativo, com análise de dados de uma
empresa automotiva, no setor de retrovisores externos veiculares, no período de 2015 a 2019.
Observa-se uma evolução na performance e aumento da produtividade, nas vendas e lucros, de
maneira gradual no período estudado, conforme foi aumentando também o número de horas de
treinamento e satisfação por conta dos funcionários. Concluindo-se assim, a partir deste estudo,
que quanto mais se investe em treinamento, desenvolvimento de liderança e melhora em
condições de ambiente de trabalho, mais aumenta a satisfação e motivação do capital humano,
obtendo assim maior lucratividade e produtividade para a empresa.
en
In the current scenario, experienced by companies, where there are constant changes, consumer
demands, high competitiveness, pressure for results and search for efficiency and productivity,
the modern administrator needs to create an atmosphere of motivation for change, merging
management with leadership. Therefore, more and more leadership in organizations has become
a fundamental piece for the success of the administrator. The main objective of this study was
to demonstrate how investment in leadership development generates highly positive results
financially, in a follow-up with low profit margins. The work has a qualitative character, with
data analysis of an automotive company, in the sector of vehicle external mirrors, in the period
from 2015 to 2019. There is an evolution in performance and increased productivity, sales and
profits, gradually in the period studied, as the number of hours of training and satisfaction on
behalf of employees also increased. Concluding thus, that the more one invests in training,
leadership development and improvement in working environment conditions, the more it
increases the satisfaction and motivation of human capital, thus obtaining greater profitability
and productivity for the company.