Título
Impactos do processo de contratação pública no modelo de gestão das empresas: a perspetiva das PME no setor de prestação de serviços
Autor
Vasconcelos, Leonor A. A.
Resumo
pt
A contratação pública (CP) é um mercado ambicionado pelas empresas, mas igualmente
regulado e escrutinado. Em Portugal, as empresas fornecem serviços para o Estado através de
procedimentos de contratação complexos, constituindo um enorme desafio para a gestão das
empresas. Este estudo visa caracterizar os impactos do processo no modelo de gestão das
Pequenas e Médias Empresas (PME) no sector de prestação de serviços.
Através da realização de entrevistas, verificaram-se as principais barreiras ao processo e
realizou-se a sua análise qualitativa. Por forma a estabelecer as particularidades do caso
português, as barreiras foram enquadradas no panorama internacional, através do modelo de
Loader (2013). Foram analisados os impactos e consequências do processo de CP para o modelo
de gestão, através da integração das barreiras na cadeia de valor de M. Porter (1985). O estudo
propõe 4 categorias 20 Impactos potenciais e verifica 14 grandes limitações do processo. São
ainda propostas sugestões de melhoria por intervenientes no processo, com o objetivo de reduzir
essas limitações.
en
Public Procurement (PP) is an increasingly interesting market for companies, but it is equally
regulated and scrutinized. In Portugal, companies provide services to public authorities through
complex procedures, representing an enormous challenge for companies’ management. This
study aims to characterize the impacts of the process on the business model for Small and
Medium Enterprises (SME) in the delivery of public services.
The main barriers to the process were verified through interviews, and a qualitative analysis
was carried out. In order to establish the peculiarities of the Portuguese case, the barriers were
framed in the international panorama, through the model of Loader (2013). The impacts and
consequences of the PP process for the management model were analyzed, through the
integration of barriers in M. Porter’s value chain by (1985). The study proposes 4 categories,
20 potential impacts, and finds 14 major limitations in the process. Suggestions for
improvement are also proposed for intervening parties in the process, with the aim of reducing
and minimizing these limitations.