Título
Strategic planning in small and medium-sized companies in the architecture sector in Portugal
Autor
Lopes, Pedro D´Orey Marchand Sequeira
Resumo
pt
Nos dias de hoje, o mercado da arquitetura é caracterizado por ser altamente competitivo
e turbulento. Este cenário de instabilidade e concorrência reforça a importância da
estratégia e, consequentemente, do planeamento estratégico. A literatura existente indica
que o planeamento estratégico permite às empresas conseguir um melhor posicionamento
de mercado, um melhor desempenho e rentabilidade. Este estudo exploratório tem como
objetivo investigar no setor da arquitetura, a importância atribuída ao planeamento
estratégico, a extensão e o modo com que é utilizado e, finalmente, quais os principais
obstáculos que limitam a sua utilização. Através de um conjunto de 12 entrevistas
semiestruturadas a diferentes micro, pequenas e médias empresas de arquitetura, esta
investigação sugere uma utilização limitada do planeamento estratégico. Este resultado é
explicado, por um lado, pela falta de conhecimento no sector das mais valias e
metodologias do planeamento estratégico e pelo facto de muitas vezes o sucesso
financeiro ser visto pelos donos-gestores como secundário em relação a outros objetivos,
tais como a sua satisfação intelectual e o reconhecimento artístico do seu trabalho. A
volatilidade do sector da construção e a pequena dimensão da maioria das empresas de
arquitetura também parecem contribuir para a sua baixa utilização. Os resultados desta
dissertação podem ser do interesse dos gerentes de empresas de arquitetura e também das
universidades do sector.
en
Architecture today presents a highly competitive and turbulent market. This scenario of
instability and competition has reinforced the importance of strategy and, consequently,
strategic planning. The existing literature indicates that strategic planning allows
companies to achieve a better strategic positioning, performance and profitability. This
exploratory study aims to investigate in the architecture sector the importance given to
strategy, the way strategic planning is used and, finally, what are the main obstacles that
discourage its adoption. Through a set of 12 semi-structured interviews with different
micro, small and medium-sized architecture studios, this research points to a limited use
of strategic planning. This result is explained, on the one hand, by the lack of knowledge
of strategic planning methodologies and by the fact that often financial success and
market share are seen by owner-managers as secondary to other objectives, such as their
intellectual satisfaction and artistic recognition of their work. The volatility of the
construction sector and the small size of most architectural firms also seem to contribute
to their low usage. The results of this dissertation may be of interest to owners/managers
of Architecture firms and also to Architecture universities.