Título
Requalificação sustentável de Beirute: Integração do porto e Nahr Beirute na estrutura verde da cidade
Autor
Catarino, Rita Isabel Graça
Resumo
pt
O presente trabalho estuda como a rápida, extensa e densa expansão urbana de
Beirute no século XX, tendo como base as grandes infraestruturas rodoviárias e a
densificação dos espaços, levou à falta de espaços abertos e verdes na cidade.
Neste processo e forma de urbanização, em que expansão e densificação tinham
como principal objectivo a maximização dos lucros, a zona costeira do porto e o rio,
que constituem as áreas ecológicas mais aptas a serem espaços verdes essenciais,
foram edificadas e transformados em corredores rodoviários.
Assim, rio e o porto, que na história de Beirute sempre foram espaços geográficos
de identidade local e motores de desenvolvimento nacional e local, foram progressivamente
sendo constituídos como espaços abandonados, poluídos, vazios de habitantes.
A proposta de projeto considera o enorme potencial destes espaços na estrutura
ecológica da cidade e afirma a sua reabilitação como essencial no desenho de uma
estrutura verde ao nível metropolitano. Devido à escala territorial do porto e rio e à
matriz dos tecidos que abrange, a conceção projetual parte de uma leitura transversal
entre as disciplinas da paisagem e urbanismo e o desenho do mesmo cruza
elementos de cariz natural, rural e urbano.
A rede hidrológica do rio é a “força” que serve o projeto como estrutura organizadora
do conjunto dos tecidos de matriz natural, rural e urbana. Só ela permite a criação de
um programa para uma rede de espaço verdes abertos num continuum ecológico
com a cidade.
en
The present work seeks to understand the fast urban expansion of Beirut in the twentieth
century. This urban environment is compounded by extensive infrastructure,
high construction density and a lack of city park s.
In this process of urbanization the objective was to maximize profits of the real estate
market and ignore the ecological potential of the river and the coast, spaces occupied
by highways and infrastructure buildings instead of city parks or squares. In the past,
Beirut’s river and coast have always been local of national identity and space of economic
progress, but slowly these urban environments became abandoned, polluted
and without inhabitants.
The project tries to explore the enormous potential of this ecological system in Beirut
and proposes its rehabilitation as essential and as part of the metropolitan structure.
The territory scale and the multiple city layers guided the project methodology to the
relationship between landscaping and urbanism, rural and urban, local and global
issues, past and future issues.
Beirut’s watershed (hydrographic network) is the main guide and organizes the different
types of urban, rural and natural forms. This process allows the creation of a
system network of open spaces and city parks in harmony with the ecological system.