Teses e dissertações

Mestrado
Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Título

Analysis of the tourists behavior in Lisbon using data from a mobile operator

Autor
Francisco, Bruno Alexandre Mateus
Resumo
pt
Esta dissertação, tem como objetivo fornecer a todas as entidades envolvidas no turismo em Lisboa, uma ferramenta de análise geoespacial, estatistica e longitudinal baseada em dados fornecidos por um operador móvel, que permita obter conhecimento sobre os comportamentos e hábitos dos turistas e vistantes da Cidade de Lisboa. A principal intenção é a de fornecer informação que permita aos decisores basearem as suas escolhas em dados e factos reais e não em conhecimento empirico. Através do trabalho desenvolvido no decorrer desta dissertação foi possível criar conhecimento em relação aos seguintes tópicos: a) as naacionalidades que mais visitam Lisboa - Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Brasil; b) as reguesias mais visitadas de Lisboa - Santa Maria Maior, Misericórdia, e São Vicente; c) as áreas populares da Cidade: Castelo, Alfama, Baixa Pombalina e São Vicente de Fora; d) a forma um evento como a web summit altera as movimentações dos turistas/visitantes e os locais visitados; e) durante a madrugada e a noite existe um decréscimo de turistas/visitantes originários da Europa. Tendo por base as análises desenvolvidas, as entidades gestoras do Turismo, passam a ter a possibilidade de promover de tomar ações que permitam potenciar os locais menos visitados e fazer uma melhor gestão dos locais de maior afluência, evitando aglomerados cuja gestão pode tornar-se problemática e que podem traduzir-se numa experiência menos agradável para os visitantes. O trabalho baseia-se num conjunto de dados fornecido através de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa e um operador móvel, consistindop em eventos gerados de forma completamente anonimizada através da sinalização trocada entre a rede móvel e o terminal dos utilizadores, estando cada uma das métricas associada à data/hora e à localização em que foi coletada, sendo a partir daqui tipificar o comportamento dos turistas e visitantes da Cidade de Lisboa. O desenvolvimento da investigação incidu em três fases: 1) criar conhecimento sobre o negócio do turismo e compreensão dos dados disponíveis no sentido de perceber se estariam ou não aptos a dar resposta às nossas questões de investigação; 2) os dados foram trabalhados no sentido de serem preparados e adaptados às nossas necessidades - os dados que nos foram entregues tinham informação relativa tanto a telefones móveis pertencentes a utilizadores Portugueses, como a estrangeiros e tendo em conta que o nosso foco foi no segundo grupo, uma parte da informação foi descartada; 3) foi desenvolvido o trabalho de visualização e análise e foi nesta fase que conseguimos extrair o valor do nosso trabalho e conseguimos fornecer esta análise aos tomadores da decisão. Do ponto de vista de entregáveis, além do presente documento, o trabalho desenvolvido consiste igualmente de um conjunto de análises, dashboards e visualizações desenvolvidas na ferramenta Microsoft Power BI. As análises e as informações fornecidas foram devidamente validadas por especialistas da Câmara Municipal de Lisboa, através de apresentações e questionários aos decisores e utilizadores da solução desenvolvida.
en
This Dissertation aims to provide all entities involved in tourism in Lisbon with a geospatial, statistical, and longitudinal analysis tool based on data provided by a mobile operator, which allows obtaining knowledge about the behaviours and habits of tourists and visitors of the city. from Lisbon. The main intention is to provide information that allows decision-makers to base their choices on real data and facts. Through the work developed during this dissertation it was possible to create knowledge in relation to the following topics: a) the nationalities that most visit Lisbon - Germany, Spain, France, United Kingdom, Italy and Brazil; b) the most visited parishes in Lisbon - Santa Maria Maior, Misericórdia, and São Vicente; c) the popular areas of the City: Castelo, Alfama, Baixa Pombalina and São Vicente de Fora; d) the way an event like the web summit changes the movements of tourists/visitors and the places visited; e) during the early morning and night there is a decrease in tourists/visitors from Europe. Based on the developed analyses, the Tourism management entities now have the possibility to promote and take actions that allow to enhance the less visited places and to better manage the places of greater affluence, avoiding agglomerations whose management can become problematic and that can translate into a less pleasant experience for visitors. The work is based on a dataset provided through an agreement between the Municipality of Lisbon and a mobile operator, consisting of events generated in a completely anonymized way through the signaling exchanged between the mobile network and the user's terminal, each of the metrics associated with the date/time and the location where it was collected, and from here to typify the behavior of tourists and visitors to the City of Lisbon. The development of the research focused on three phases: 1) creating knowledge about the tourism business and understanding the available data in order to understand whether or not they would be able to answer our research questions; 2) the data was worked on in order to be prepared and adapted to our needs - the data given to us had information regarding both mobile phones belonging to Portuguese users and foreigners and taking into account that our focus was on the second group , a part of the information was discarded; 3) the visualization and analysis work was developed and it was in this phase that we were able to extract the value of our work and were able to provide this analysis to the decision makers. From the point of view of deliverables, in addition to this document, the work developed also consists of a set of analyses, dashboards and visualizations developed in the Microsoft Power BI tool. The analyses and information provided were duly validated by specialists from the Lisbon Municipal Council, through presentations and questionnaires to decision-makers and users of the developed solution.

Data

23-jan-2023

Palavras-chave

Lisbon
Big data
Smart mobility
Travel behavior
Comportamento de viagem
Análise de dados -- Data analysis
Turismo -- Tourism
Rede de transporte -- Transport network
Rede móvel -- Mobile network
Data driven
Lisboa,
Mobilidade inteligente
Orientado a dados

Acesso

Acesso livre

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