Título
Papel dos valores biosféricos, identidade pró-ambiental e vinculação ao lugar nos comportamentos de consumo de plástico
Autor
Mancelos, Rita Braamcamp de
Resumo
pt
A poluição derivada do plástico tem demonstrado impactos muito negativos no ambiente. A
presente investigação tem como objetivo avaliar alguns preditores que atuem de forma positiva
na redução de comportamentos de consumo de plástico. Através de um estudo quantitativo,
com uma amostra de 148 participantes de nacionalidade portuguesa residentes em zonas
costeiras, nomeadamente, nos Concelhos de Cascais-Oeiras e Sintra, pretendeu-se avaliar a
relação entre os valores biosféricos e os comportamentos de consumo de plástico. Além disso,
foram testadas duas mediações, da identidade ambiental e da vinculação ao lugar, na relação
entre valores biosféricos e comportamentos de consumo de plástico. Os resultados indicaram
um efeito significativo na primeira mediação, tal não aconteceu para a segunda mediação
testada. Assim, foi possível concluir que um individuo que apresente valores biosféricos
elevados, isso contribuirá para uma identidade ambiental elevada, e consequentemente
apresentará uma redução nos comportamentos de consumo de plástico. O presente estudo tem
implicações para o desenvolvimento da literatura na medida em que poucos são os estudos
realizados sobre comportamentos de consumo de plástico, e especificamente com a população
portuguesa. No entanto, a variância explicada do modelo, neste estudo, é baixa, o que nos leva
a concluir que seria importante estudar outros possíveis preditores para a redução de
comportamentos de consumo de plástico. Também apresenta implicações praticas no sentido
que com este estudo podemos sensibilizar a população no contacto com a natureza e na
importância de valores orientados para sua proteção, o que se refletirá em menos
comportamentos de uso do plástico.
en
Plastic pollution has been shown to negatively impact on the environment. This research aims
to identify predictors that act positively in reducing plastic consumption behaviours. Through
a quantitative study, with a sample of 148 Portuguese participants living in coastal areas,
namely in the municipalities of Cascais-Oeiras and Sintra, we intended to assess the relationship
between biospheric values and plastic consumption behaviours. Furthermore, two mediations
were tested, of environmental identity and of place attachment, on the relationship between
biospheric values and plastic consumption behaviours. The results indicated a significant effect
on the first mediation, but not on the second mediation tested. Thus, it was possible to conclude
that if an individual has high biospheric values, this will contribute to a higher environmental
identity, and consequently, this will contribute to a reduction in plastic consumption behaviours.
This study has implications for the literature as few studies conducted on plastic consumption
behaviours, specifically with the Portuguese population. However, the explained variance of
the model, in this study, is low, which leads us to conclude that it would be important to study
other possible predictors for the reduction of plastic consumption behaviours. It also has
practical implications, namely, this study suggests awareness should be raised among the
population about contact with nature and about values oriented to its protection, as this may
result on less plastic consumption behaviours.