Título
Deteção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio no contexto da sociedade 5.0: Uma abordagem sociotécnica
Autor
Fernandes, Ana Cláudia Rodrigues Dinis
Resumo
pt
A rápida evolução tecnológica, devido à sua abrangência, torna-se num grande
desafio para os negócios e para a sociedade, uma vez que o aparecimento de
diversas tecnologias digitais, plataformas e infraestruturas influenciam a forma
como trabalhamos e vivemos. A Sociedade 5.0 – ou “super-smart society” –
envolve um novo conceito na aplicação das inovações tecnológicas, sendo que o ser-humano
contribui para a adaptação das tecnologias às atividades diárias em sociedade, algo que fomenta
a aplicabilidade dos princípios da Sociedade 5.0 em diferentes âmbitos da existência humana.
A transformação digital e o surgimento de novas tecnologias são os conceitos basilares da
Sociedade 5.0. Neste âmbito, a presente dissertação tem como objetivo a construção de um
modelo de apoio à tomada de decisão que estruture e hierarquize as novas oportunidades de
negócio inseridas no contexto da Sociedade 5.0. A construção deste modelo tem como base
uma ótica construtivista, com recurso ao debate e à partilha de opiniões de especialistas sobre
o tema, bem como a combinação de metodologias, nomeadamente o mapeamento cognitivo e
o método Interpretive Structural Modeling (ISM). Os resultados demonstram as áreas de
atuação relevantes nas quais se inserem as novas oportunidades de negócio, que poderão ser
uma ferramenta útil para orientação futura nos modelos de inovação.
en
Due to its openness, the fast technological evolution becomes a great challenge for
businesses and society because the creation of new digital technologies, platforms
and infrastructures influence how we work and live. Society 5.0 – or “super-smart
society” – introduces a new concept in the application of technological innovations
since human beings contribute to adapting technologies to daily activities in society or promote
Society 5.0 applicability in different areas of human existence. The digital transformation and
the emergence of new technologies are the basic concepts of Society 5.0. This dissertation aims
to develop a decision-making support model that structures and hierarchizes new business
opportunities inserted in the Society 5.0 context. This model adopts a constructivist approach
by promoting debate between specialists and combining methodologies such as cognitive
mapping and the Interpretive Structural Modeling (ISM). The results demonstrate the relevant
action areas in which new business opportunities may arise, producing a valuable tool for future
orientation in innovation models.