Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada - 1 Ano
Título

Plano de operações de logística e cadeia de abastecimento para o lançamento da UP (União de Produtores)

Autor
Santos, Daniel José da Graça Oliveira
Resumo
pt
A internet tornou-se o meio mais privilegiado para a compra e venda de produtos/serviços, num mundo cada vez mais global, digital e competitivo, conseguindo derrubar fronteiras territoriais e reduzindo distâncias. Uma crise pandémica e uma disrupção nas cadeias de abastecimento mundiais, veio levantar uma questão quanto à sustentabilidade e dependência das economias individuais de cada país, relativamente às produções de terceiros. De tema relevante é importante assumirmos a necessidade de proteger a produção nacional e de a capacitarmos de forma sustentável económica e ambiental para conseguir tornar o produto e a produção portuguesa, fortemente capacitada e autossuficiente para o mercado português e competitivo para com o exterior. É neste contexto que surge o projeto UP- União de Produtores, que pretende ser um facilitador de negócios entre os seus parceiros e os consumidores, criando através de plataforma online uma rede de distribuição forte, com dimensão significativa, retirando partido das oportunidades do que o volume proporciona, canalizando para os produtores uma maior rentabilidade das operações. Este projeto, em particular visa desenhar a cadeia de abastecimento, construindo um fulfillment, que permita apoiar o projeto UP, de montante a jusante, no desenvolvimento de um Ecommerce, permitindo criar um canal de negócios assente em cooperação, integração e partilha de recursos, com foco no produtor e no cliente. A metodologia utilizada foi um estudo de mercado, efetuando entrevistas a potenciais parceiros, com o objetivo de verificarmos a necessidade de criação centro de fulfillment, que permita aos produtores chegar ao consumidor final de modo eficiente e rentável.
en
The internet has become the most privileged mean for buying and selling products/services, in an increasingly global, digital and competitive world, managing to break down territorial borders and reduce distances. A pandemic crisis and disruption in global supply chains have raised a question concerning sustainability and dependence of the individual economy of each country economies on third-party production. As a relevant topic, it is important to assume the need to protect national production and to enable it in a sustainable economic and environmental way to make Portuguese product and production highly capable and self-sufficient for the Portuguese market and competitive with the outside world. It is in this context that the UP-Union of Producers project arises, which aims to be a business facilitator between its partners and consumers, creating through an online platform a strong distribution network, of a significant dimension, taking advantage of the opportunities that volume provides, channeling greater operations profitability into producers. This project, in particular, aims to design the supply chain, building a fulfillment that allows supporting the UP project, from upstream to downstream, in the development of an Ecommerce, allowing to create a business channel based on cooperation, integration and sharing of resources, focusing on the producer and the customer. The methodology used was a market study, conducting interviews with potential partners, with the aim of verifying the need to create a fulfillment center, which will allow producers to reach the final consumer efficiently and profitably.

Palavras-chave

Gestão de stocks
Logística
Logistics
Warehousing
Armazenamento -- Storage
Cadeia de abastecimento -- Supply chain
Comércio eletrónico -- E-commerce
Terciarização -- Outsourcing
Qualidade do produto -- Product quality
Mercearia
Supermercado -- Supermarket
Inventory manegement
Dealership
Grocery
Venda a retalho -- Retail sale
Comércio por grosso -- Wholesale

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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