Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

The importance of employees’ engagement initiativesin the hospitality industry in Portugal

Autor
Moura, Leonor Maria Terruta Marques de
Resumo
pt
Lidar com a intenção de rotatividade dos trabalhadores é uma questão atual no mundo da hotelaria. A Covid-19 criou ansiedade e tensões em todo o mundo, refletindo sobre despedimentos múltiplos e um grande impacto na intenção de rotação de pessoal. Este estudo examinou o efeito dos incentivos percebidos pelos trabalhadores na intenção de saída através do papel mediador da satisfação no trabalho, numa amostra de trabalhadores do sector hoteleiro em Portugal. Adicionalmente, pretendeu oferecer conclusões importantes sobre os incentivos que os trabalhadores mais valorizam. Um conjunto de hipóteses foi desenvolvido através de um quadro conceptual baseado na revisão de literatura. Um estudo empírico através de um inquérito anónimo aplicado a 194 empregados. Após a recolha e análise dos dados através do SPSS, os resultados indicam que os incentivos percebidos, a satisfação no trabalho e a intenção de saída estão significativamente associados. A perceção dos incentivos dos trabalhadores diminui diretamente a intenção de rotatividade, e indiretamente através da satisfação no trabalho. Uma vez que o efeito direto dos incentivos percebidos é significativo, a mediação através da satisfação no trabalho é parcial. Os incentivos percebidos têm um efeito significativo na satisfação dos trabalhadores, e a sua relação diminui a intenção de rotatividade. A remuneração base, a progressão de carreira, o bom ambiente de trabalho e a formação e desenvolvimento são os incentivos mais valorizados pelos trabalhadores. Este estudo apresenta resultados que ajudarão a gerir os trabalhadores nas organizações e fornece implicações relativas a iniciativas de retenção dos trabalhadores nas práticas de RH.
en
Dealing with employees’ turnover intent is a current issue in the hospitality world. Covid19 has created anxiety and tensions around the globe, reflecting on multiple layoffs and a greater impact on staff turnover intent. This study aims to examine the effect of employees’ perceived incentives on turnover intention through the mediating role of employees’ satisfaction for a sample of hospitality workers in Portugal. Additionally, it provides important findings regarding the incentives that hotel employees value the most. A set of hypotheses were developed through a conceptual framework based on the literature review. An empirical study was developed by means of anonymously surveying responses from 194 employees, as well people who had work in this sector during the past year. After collecting and analyzing the data through SPSS, it was established direct and positive relationships between the variables under study. Results indicate that perceived incentives, job satisfaction, and turnover intention are significantly associated. Employees’ perceived incentives diminish directly turnover intention, and indirectly through job satisfaction. As the direct effect of perceived incentives is significant, the mediation through job satisfaction is partial. Results also suggest that perceived incentives have a significant effect on employees’ satisfaction and that this relationship diminishes turnover intention. Additionally, confirms that base salary, career development, good work environment, and training and development are the incentives most valued by employees. This study reveals relevant results that will help manage the organizations’ staff and provide social and practical implications concerning employee engagement initiatives on human resource management (HRM) practices.

Data

25-jan-2022

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Incentivos
Hospitality
Hotelaria
Retenção
Turnover intention
Práticas de GRH
HRM practices
Employee retention
Intenção de rotatividade
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Employee incentives

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo