Título
Dinâmicas de inovação e sustentabilidade no setor do transporte marítimo
Autor
Correia, Simão Pedro Rodrigues
Resumo
pt
O futuro do planeta Terra passa indiscutivelmente pela exploração dos oceanos, no ponto
de vista económico, mas ao mesmo tempo pela preservação do meio ambiente de forma
a que o desenvolvimento sustentável das gerações futuras seja conseguido.
Esta dissertação tem como grande objetivo uma curta análise sobre a inovação na
Economia do Mar, nomeadamente ao nível do transporte marítimo e da construção naval
atendendo a necessidade premente dos operadores marítimos serem ambientalmente
sustentáveis.
Esta análise teve como base uma amostra de 9799 patentes verdes divididas entre
transportes; energia; agricultura e silvicultura; água; poluição e resíduos; produto,
materiais/processos e construção naval, cujos dados estão situados entre 2000-2020 e
consoante os quais se vai medir o grau de inovação, na ótica da sustentabilidade
ambiental, no que diz respeito à economia do mar. Para este fim, recorreu-se a uma
metodologia quantitativa, centrada em operadores marítimos ligados ao shipping e à
construção naval para se aferir a capacidade de inovação de forma sustentável em
atividades ligadas à economia do mar.
No final desta dissertação é possível identificar que o desempenho de inovação dos
operadores marítimos na tentativa de tornar este setor mais sustentável ainda está numa
fase precoce, daí ser muito pouco significativo devido ao facto dos próprios operadores
marítimos estarem limitados nos processos de inovação face a alguns fatores como os
locais de operação, investimento realizado em I&D ou tempo de manutenção no mercado.
en
The future of the planet Earth undoubtedly involves the exploitation of the oceans, from
an economic point of view, but at the same time by preserving the environment so that
the sustainable development of future generations is achieved.
This dissertation has as its main objective a short analysis on innovation in the Economy
of the Sea, namely at the level of maritime transport and shipbuilding, given the pressing
need for maritime operators to be environmentally sustainable.
This analysis was based on a sample of 9799 green patents divided into transport; energy;
agriculture and forestry; water; pollution and waste; product, materials / processes and
shipbuilding, whose data are situated between 2000-2020 and according to which we will
measure the degree of innovation, from the perspective of environmental sustainability,
with respect to the economy of the sea. To this end, a quantitative methodology was used,
focusing on maritime operators linked to shipping and shipbuilding to assess the ability
to innovate sustainably in activities related to the economy of the sea.
At the end of this dissertation it is possible to identify that the innovation performance of
maritime operators in the attempt to make this sector more sustainable is still at an early
stage, hence being very little significant due to the fact that the maritime operators
themselves are limited in the processes of innovation in the face of some factors such as
operating locations, investment in R&D or time of maintenance in the market.