Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Do acolhimento residencial à integração social autónoma da criança/jovem

Autor
Júlio, Marta Filipa Félix Santana
Resumo
pt
A presente investigação intitulada «Do Acolhimento Residencial à Integração Social Autónoma da Criança/Jovem», procura refletir sobre os fundamentos do Acolhimento Residencial e analisa os seus impactos, para uma integração plena e autónoma da criança/jovem acolhida. Desenvolve uma análise dos modelos teóricos que sustentam o Acolhimento Residencial em Portugal; reflete sobre as políticas publicas e os recursos de apoio na transição da criança/jovem; identifica os dispositivos atuais de resposta ao Acolhimento Residencial e regista as condições institucionais que contribuem para a integração plena e autónoma da criança/jovem na sociedade. Utilizamos uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa) como estratégia de ampliação do universo em estudo. Predomina a análise qualitativa de incidência indutiva, centrada nos profissionais que intervém com o processo de Acolhimento Residencial. Como técnicas de recolha de dados aplicamos 13 inquéritos por questionário e 2 entrevistas aprofundadas a dois diretores técnicos. Como principais resultados e conclusões, destacamos o conhecimento que existe por parte dos profissionais acerca dos modelos teóricos associados a esta problemática, assim como a sua utilização diversificada na prática. Apesar da dedicação ao problema por parte das estruturas de acolhimento, existe a perceção generalizada de que as criança/jovem não estão completamente preparadas para a transição para uma vida ativa autónoma. São necessários mais apoios sociais e económicos, assim como um mais eficaz acompanhamento no seguimento do percurso de autonomia e integração social da criança/jovem.
en
This research entitled "From Residential Care to the Autonomous Social Integration of Children/Young people" seeks to reflect on the foundations of Residential Care and analyse its impacts on the full and autonomous integration of the fostered child/young person. It analyses the theoretical models that underpin the Residential Care in Portugal; reflects on the public policies and support resources in the social integration transition of the child/young person; identifies the current devices of response to Residential Care and notes the institutional conditions that contribute to the full and autonomous integration of the child/young person in society. A mixed methodology was adopted (quantitative and qualitative) as a strategy to expand the universe under study. The qualitative analysis of inductive incidence is preponderant, focusing on the professionals who are involved in the Residential Care process. As data collection techniques, we developed 13 questionnaire surveys and 2 in-depth interviews with two technical directors. As main results and conclusions, we highlight the professionals' knowledge about the theoretical models associated to this problematic, as well as their diversified practice techniques. Despite the dedication to the problem from child residential structures, there is a generalized perception that children/young people are not fully prepared for the transition to an autonomous active life. More social, economic and other support is needed, as well as more effective monitoring and follow-up of the child's/young person's autonomy and social integration.

Data

30-dez-2021

Palavras-chave

Autonomia
Autonomy
Integração social
Social integration
Residential care
Acolhimento residencial
Crianca/jovem
Child/young person

Acesso

Acesso livre

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