Título
Estudo comparativo entre o imposto industrial angolano e o irc português na perspetiva de controlo administrativo
Autor
Carlos, Lourença Rossana Van-Dúnem
Resumo
pt
O presente trabalho tem por objetivo o estudo comparativo entre o II e o IRC,
em contexto de controlo administrativo.
A tributação visa a satisfação das necessidades financeiras do Estado e de outras
entidades públicas, bem como promover a justiça social, a igualdade de oportunidades e
as necessidades de correções das desigualdades na distribuição da riqueza e do
rendimento.
As pessoas coletivas são organizações constituídas por um agrupamento de
pessoas ou por um complexo patrimonial, tendo em vista a prossecução dum interesse
comum determinado e à qual a ordem jurídica atribui a suscetibilidade de ser titular de
direitos e obrigações – personalidade jurídica. Também são considerados sujeitos
passivos, aquelas entidades sem personalidade jurídica, que têm sede ou direção efetiva
em território português ou angolano e que os seus rendimentos não são tributados em
sede de IRS, IRC e II, na titularidade de pessoas singulares ou coletivas.
Assim, o primeiro capítulo será dedicado ao ordenamento jurídico angolano,
mais precisamente sobre o II, enquanto regulador da atividade económica das empresas.
O segundo incidirá sobre a aplicação do IRC em território nacional, mesmo quando
estejam em causa entidades estrangeiras. O terceiro e último capítulo, destina-se ao
estudo comparativo a que nos propomos a realizar e perceber qual é a dinâmica e as
principais diferenças entre estes dois impostos em sede de tributação de empresas.
en
The present work has as objective the comparative study between the II and the
IRC, in the context of administrative control.
Taxation aims at meeting the financial needs of the State and other public
entities, as well as promoting social justice, equal opportunities and the need to correct
inequalities in the distribution of wealth and income.
Legal persons are organizations constituted by a group of people or by a heritage
complex, with a view to pursuing a determined common interest and to which the legal
system attributes the susceptibility of being the holder of rights and obligations - legal
personality.
These legal persons can be: Commercial Societies, Civil Societies, Cooperatives,
Public companies and other legal persons under public and private law, such as the
State, Autonomous Regions, Local Authorities, political parties, unions, employers'
associations, foundations and non-profit associations, among others.
Also considered as taxable persons are those entities without legal personality,
which have their headquarters or effective management in Portuguese or Angolan
territory and that their income is not taxed under the IRS, IRC and II, held by natural or
legal persons.
The first chapter will be dedicated to the Angolan legal system, more precisely
on the II, as a regulator of the economic activity of companies. The second will focus on
the application of IRC in national territory, even when foreign entities are involved. The
third and last chapter, is intended for the comparative study that we propose to carry out
and understand what is the dynamics and the main differences between these two taxes
in terms of corporate taxation.