Título
Determinantes e implicações da certificação de sistemas de qualidade de gestão pelas empresas portuguesas no período 2006-2015
Autor
Bio, José Manuel Brito
Resumo
pt
Melhorar as práticas de gestão é uma necessidade para as empresas desenvolverem o seu
desempenho, nomeadamente os seus indicadores financeiros.
Este trabalho, analisa se a certificação ISO 9000, considerada internacionalmente uma das receitas
mais populares para atingir esse desiderato, produz, ou não, os resultados esperados, de melhoria de
desempenho.
Para tal são mobilizadas análises estatísticas descritivas de forma empírica, suportado em dados de
várias fontes (INE, IPAC), comparando indicadores de desempenho, baseados na produtividade,
resultados operacionais e intensidade exportadora, a partir de amostras obtidas de dados do INE, com
uma abordagem aproximadamente contrafactual, entre empresas certificadas e não certificadas em
Portugal.
A análise é contextualizada com o estudo da evolução de número de empresas certificadas, estudo do
ciclo de vida da certificação, e a evolução de desempenho, antes e depois da certificação.
A fim de aferir a adoção, pelas empresas Portuguesas, do processo de certificação, são estudadas, com
base na literatura, as prescrições da norma ISO 9000, que serão mais suscetíveis de induzir uma
melhoria de resultados financeiros, e como seria possível diferenciar as diversas modalidades de
implementação concreta do processo de certificação.
en
Improving management practices is a requirement for companies to develop their performance,
namely their financial indicators.
This work analyses whether ISO 9000 certification, considered internationally as one of the most
popular recipes to achieve this goal, produces the expected results of performance improvement.
To this end, descriptive statistical analyses are mobilised in an empirical manner, supported by data
from various sources (INE, IPAC), comparing performance indicators, based on productivity,
operational results and export intensity, from samples obtained from INE data, with an approximately
counterfactual approach, between certified and non-certified companies in Portugal.
The analysis is contextualised with the study of the evolution of the number of certified companies,
the study of the certification life cycle, and the evolution of performance, before and after certification.
In order to assess the adoption by Portuguese companies of the certification process, the prescriptions
of the ISO 9000 standard are studied, based on the literature, which will be more prone to lead to
improved financial results, and how it would be possible to differentiate the various methods of
concrete implementation of the certification process.