Título
Logística GPL: o projeto da telemetria na distribuição a granel da GALP
Autor
Furtado, Nuno Gonçalo Toulson De La Puente
Resumo
pt
O arranque do projeto do Gás Natural em 1995 veio introduzir uma nova fonte de energia
primária no país e uma alternativa ao mercado tradicional de Gás de Petróleo Liquefeito
(GPL). O aumento da concorrência e da massificação da oferta de Gás Natural nos principais
centros urbanos levou a uma alteração na constituição da carteira de clientes de GPL, que
passou a apresentar consumos específicos menores e uma maior dispersão geográfica.
Esta contração do mercado de GPL levou a uma maior necessidade de otimização dos
processos logísticos e de gestão do transporte de forma a aumentar a sua eficiência e,
consequentemente, a torná-los mais produtivos. Surgiu assim o projeto de instalação de
telemetria, que visa uma gestão mais adequada do processo e tem o objetivo de reduzir o
número de quilómetros percorridos pela frota automóvel, bem como o aumento do número de
toneladas entregues por viatura.
Este estudo pretende aferir se o processo de implementação progressivo do sistema de
telemetria tem impacte na produtividade no processo de abastecimento dos reservatórios de
GPL e, consequentemente, na produtividade da frota dedicada a essa atividade, nas zonas
norte e sul de Portugal continental.
Procurando avaliar as mudanças de produtividade dos processos de entrega, recorreu-se ao
Índice de Produtividade Total de Malmquist (MI), que é uma variante da metodologia nãoparamétrica
de Análise Envolvente de Dados.
Constatou-se que o sistema de telemetria é, de facto, uma mais-valia para a produtividade do
sistema logístico. Especificamente, verificou-se um aumento de produtividade no ano de 2012
comparativamente à média de 2010/11.
en
The beginning of the Natural Gas project in 1995 introduced a new primary energy source in
the country and an alternative to the traditional market of LPG. Increased competition and the
commoditization of natural gas supply in major urban centers, led to a change in the
composition of the LPG customer, which began to show lower specific consumption and
greater geographic dispersion.
This contraction of the LPG market has led to a greater need for optimization of logistic
processes and transport management in order to increase efficiency and become more
productive. Thus, emerged a project to install a telemetry system, aimed to promote a better
management of the process, so to reduce the number of kilometers travelled by the truck fleet
as well as increasing the number of tones delivered per vehicle.
This study aims to analyze if the process of the progressive implementation of the telemetry
system has an impact on the productivity of the supply system of LPG tanks and hence the
productivity of the fleet dedicated to this activity in the northern and southern areas of
mainland Portugal.
In order to analyze the change of productivity in the delivery process this study resorted to
Malmquist Productivity Index (MI), which is a variant of the non-parametric method of Data
Envelopment Analysis (DEA).
It was found that the telemetry system is indeed an asset for productivity of the logistics
system. Specifically, there was an increase in productivity during 2012 when comparing to
the average of 2010/11.