Título
Decisões de mobilidade: transferência de mobilidade em veículo privado para as alternativas de mobilidade partilhada: o caso de lisboa
Autor
Francisco, Joana Martins
Resumo
pt
A noção de Economia de Partilha como a conhecemos atualmente, facilitou novas formas de
consumo sem a necessidade de propriedade e transformou sectores económicos tradicionais.
Fortemente impactado por esta mudança, encontra-se o sector dos transportes, que viu
nascer as alternativas de mobilidade partilhada. A disponibilização destas novas alternativas
aos meios de transporte já existentes, veio consciencializar os indivíduos para a existência de
mais opções viáveis de locomoção para realizar um determinado trajeto.
Como em Portugal a maioria dos indivíduos utilizam o veículo próprio para viajar, este
estudo aplicou um questionário de realização própria a indivíduos da AML, incluindo cenários
hipotéticos de mobilidade, com o intuito de perceber a forma como estas alternativas partilhadas
têm impactado as decisões de mobilidade dos consumidores e em que circunstâncias é mais
provável ocorrer a transferência de mobilidade em veículo próprio para estas alternativas.
Para esse efeito, o presente estudo recorreu à análise estatística dos dados e da estimação
de modelos estatísticos através da regressão multinomial logit, que permitiu obter as variáveis
de maior relevância na decisão do consumidor, como o conforto, e os fatores mais pertinentes
do perfil socioeconómico, e, demográfico do inquirido, nomeadamente, os gastos mensais e a
idade. Adicionalmente, esta investigação reúne também os cenários em que os consumidores
têm maior propensão para escolher as alternativas de mobilidade partilhada em detrimento do
veículo privado, tais como, os indivíduos habilitados a conduzir, mas confrontados com o
pagamento de quantias elevadas de estacionamento e horários de cumprimento obrigatório no
destino.
en
The notion of Sharing Economy as we know it today, simplified new ways of consumption
without the need for ownership and transformed traditional economic sectors.
Strongly impacted by this change is the transportation sector, which saw the emergence of
shared mobility alternatives. The availability of these new alternatives together with the existing
means of transportation, made individuals aware of the existence of more viable options to
perform a certain route.
This study surveyed individuals from AML with hypothetical mobility scenarios, to
understand how these shared alternatives have impacted the consumer mobility decisions and
under which circumstances the consumer is more likely to transfer their mobility from a private
vehicle to these alternatives, given that in Portugal most individuals use their own vehicle.
For this purpose, this study uses data statistical analysis and estimation of statistical models
through multinomial logit regression, which enabled the determination of the most relevant
variables, such as comfort, and the most relevant factors of the socioeconomic profile and
demographic of the consumer, such as their monthly expenses and age. Additionally, this
investigation also brings together the scenarios in which consumers are more likely to choose
shared mobility alternatives compared to private vehicle, such as, the individuals with the
ability to drive, but faced with high levels of parking fees and strict schedules at their
destination.