Título
Destination image gap and its predictive effect on loyalty of first time German visitors to Portugal
Autor
Lamas, Tomás Wank Nolasco
Resumo
pt
Têm sido realizados muitos trabalhos de investigação focados na imagem de destino antes da viagem, bem como
na imagem obtida através da experiência de viajar, como os elementos fundamentais para explicar a fidelização a
um destino e a satisfação. No entanto, é razoável inferir que tanto a satisfação como a fidelização poderão ser
melhor compreendidas considerando a interacção entre ambas as imagens, uma vez que apenas com ambas é
possível confirmar se uma expectativa era realista ou não. Desta forma, o “gap” de imagem pode ser tomado como
uma variável informativa para explicar tanto a satisfação como a lealdade com o destino. Por forma a testar se o
“gap” de imagem tem validade incremental, i.e., se explcica a variância única acima e para além da imagem
esperada, este estudo testa, com uma amostra de 179 turistas alemães que visitaram Portugal pela primeira vez,
um modelo conceptual compreendendo quatro hipóteses relativas à mediação da satisfação na relação entre a
imagem esperada e a fidelidade, bem como a capacidade preditiva do “gap” de imagem controlando a imagem
esperada. Os resultados mostram que o “gap” de imagem atribuiuma variância única ao modelo, sugerindo, assim,
que pode ser uma variável importante para futuros modelos de fidelidade de destino.
en
In explaining destination loyalty and satisfaction with destination image, there is plenty of research focusing on
destination image before travelling, as well asonimage gained from the experience itself. However, it is reasonable
to infer that both satisfaction and loyalty might be better understood as the interplay between both images as only
with both can one ascertain whether an expectation was realistic or not. So, image gap can be an informative
variable in explaining both destination satisfaction and loyalty. To test whether image gap has incremental validity,
i.e. if it explains unique variance above and beyond expected image, this study tests, with a sample of 179German
tourists, first time visitors in Portugal, a conceptual model comprehending four hypotheses pertaining to the
mediation of satisfaction in the relation between expected image and loyalty, as well as the predictive capability of
image gap while controlling for expected image. Findingsshowthatimage gap adds unique variance to the model,
thus suggesting that it can be an important variable for future destination loyalty models.