Teses e dissertações

Mestrado
Informática e Gestão
Título

"Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala

Autor
Henriques, Catia Andreia Gourgel
Resumo
pt
Este trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico? Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.
en
The main objective of this work was to conceptualize and develop a ludic-didactic and interactive tool to assist the speech therapy sessions in the case of children who suffer from disturbances in the production of speech sounds and auditory discrimination. The "play with sounds" application - with game features - integrates gamified activities that encourage patients / children to practice fun exercises that help with their therapy, and can be used on a tablet, smartphone or computer. The implementation of gamification (associated with design, challenges and rewards) in the therapy process promotes greater participation and motivation of patients, resembling games rather than a routine exercise and traditional consultation (Kapp, 2012). Hence the great research question: To what extent a gamed-up (game-like) application can help motivate children to engage in speech therapy sessions (encouraging their participation in necessary activities during the session), and facilitate the therapeutic process? A methodology known as development research was used, being the study conducted for the development of a prototype. With the results obtained it is possible to conclude that the "Playing with sounds" prototype proved useful as an auxiliary tool in the speech therapy sessions, corresponding to the usability and ease of use requirements of the focus group, contributing to the motivation and focus of the patients through the techniques of gamification used and facilitated in the management of the sessions.

Data

04-mar-2021

Palavras-chave

TIC
Gamification
Gamificação
Terapia da fala
Produção dos sons da fala
Discriminação auditiva
Speech therapy
Production of speech sounds
Hearing discrimination

Acesso

Acesso livre

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