Título
Exploration of passenger mode choice behaviour on Lisbon airport
Autor
Vasconcelos, Ana Sofia Reis
Resumo
pt
Nos últimos anos, a procura de viagens aéreas tem aumentado significativamente, o que gera
um maior volume de passageiros que se deslocam de e para os aeroportos. Têm surgido
novos serviços de mobilidade a nível mundial, como o ride-hailing, ride-sharing e carsharing,
que ofereceram novas soluções competitivas ao mercado. A quota crescente de Transport
Network Companies como a Uber nos aeroportos afeta os respetivos serviços de
estacionamento, que representavam uma fonte significativa de receitas para os aeroportos.
Assim, é necessário analisar a decisão do meio de transporte dos passageiros, para
assegurar os melhores serviços prestados pelas autoridades dos aeroportos e para esta
indústria não seja afetada por outros operadores de transporte. Apesar de existir muita
investigação sobre este tema, não foi encontrado um estudo de caso sobre o aeroporto de
Lisboa na literatura e, especialmente, um estudo que inclua os novos serviços de mobilidade
como a Uber. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos
passageiros em Lisboa. Foi então realizado um inquérito para recolher informações sobre as
características dos passageiros e das suas viagens para ou do aeroporto. Foram recolhidas
319 respostas, o que permitiu desenvolver modelos de escolha discreta e escolher as
variáveis significativas. Verificou-se que as variáveis relacionadas com as características dos
meios de transporte, da viagem e as características dos passageiros são significativas para
explicar o comportamento de escolha do meio de transporte dos passageiros em Lisboa.
en
In recent years, demand for air travel has increased significantly, which means more
passenger volumes moving to and from airports. New worldwide mobility services such as ridehailing, ride-sharing and carsharing have arisen and offered new market competitive solutions.
The increasing market share of Transportation Network Companies like Uber at airports are
negatively affecting parking services, which was a significant source of airport revenue.
Therefore, it is necessary to explore the mode choice behaviour of air passengers in order to
ensure that the best services are provided to airport authorities and this industry is not affected
by other transport providers. Despite the amount of research conducted on the subject of
airport mode choice, it was not found a case study on the Lisbon Airport in the literature and
especially a study that includes new mobility services like Uber. The main goal of this work is
thereby to explore the mode choice behaviour of air passengers in the Metropolitan Area of
Lisbon. A survey to collect relevant information on the characteristics of passengers and their
airport ground trips was conducted. A total of 319 answers were gathered, allowing to develop
discrete choice models and choose significant variables. It was found that variables related to
transport modes characteristics, trip and passenger characteristics are significant to explain
the Lisbon’s passenger mode choice behaviour.