Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Exploration of passenger mode choice behaviour on Lisbon airport

Autor
Vasconcelos, Ana Sofia Reis
Resumo
pt
Nos últimos anos, a procura de viagens aéreas tem aumentado significativamente, o que gera um maior volume de passageiros que se deslocam de e para os aeroportos. Têm surgido novos serviços de mobilidade a nível mundial, como o ride-hailing, ride-sharing e carsharing, que ofereceram novas soluções competitivas ao mercado. A quota crescente de Transport Network Companies como a Uber nos aeroportos afeta os respetivos serviços de estacionamento, que representavam uma fonte significativa de receitas para os aeroportos. Assim, é necessário analisar a decisão do meio de transporte dos passageiros, para assegurar os melhores serviços prestados pelas autoridades dos aeroportos e para esta indústria não seja afetada por outros operadores de transporte. Apesar de existir muita investigação sobre este tema, não foi encontrado um estudo de caso sobre o aeroporto de Lisboa na literatura e, especialmente, um estudo que inclua os novos serviços de mobilidade como a Uber. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos passageiros em Lisboa. Foi então realizado um inquérito para recolher informações sobre as características dos passageiros e das suas viagens para ou do aeroporto. Foram recolhidas 319 respostas, o que permitiu desenvolver modelos de escolha discreta e escolher as variáveis significativas. Verificou-se que as variáveis relacionadas com as características dos meios de transporte, da viagem e as características dos passageiros são significativas para explicar o comportamento de escolha do meio de transporte dos passageiros em Lisboa.
en
In recent years, demand for air travel has increased significantly, which means more passenger volumes moving to and from airports. New worldwide mobility services such as ridehailing, ride-sharing and carsharing have arisen and offered new market competitive solutions. The increasing market share of Transportation Network Companies like Uber at airports are negatively affecting parking services, which was a significant source of airport revenue. Therefore, it is necessary to explore the mode choice behaviour of air passengers in order to ensure that the best services are provided to airport authorities and this industry is not affected by other transport providers. Despite the amount of research conducted on the subject of airport mode choice, it was not found a case study on the Lisbon Airport in the literature and especially a study that includes new mobility services like Uber. The main goal of this work is thereby to explore the mode choice behaviour of air passengers in the Metropolitan Area of Lisbon. A survey to collect relevant information on the characteristics of passengers and their airport ground trips was conducted. A total of 319 answers were gathered, allowing to develop discrete choice models and choose significant variables. It was found that variables related to transport modes characteristics, trip and passenger characteristics are significant to explain the Lisbon’s passenger mode choice behaviour.

Palavras-chave

Lisbon airport
Aeroporto de Lisboa
Mode choice behaviour
Survey design
Discrete choice models
Ground access modes
Ride-hailing services
Decisão do meio de transporte
Design do inquérito
Modelos de escolha discreta
Meios de acesso terrestres
Serviços de Ride-hailing

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo