Teses e dissertações

Mestrado
Informática e Gestão
Título

Self-service business intelligence data analytics

Autor
Damásio, Pedro Daniel Gonçalves
Resumo
pt
Os sistemas de informação trazem vantagens competitivas para as empresas que retiram máximo proveito deles. Os sistemas de business intelligence podem reunir grandes volumes de dados e convertê-los em informação, mas têm a desvantagem de ter elevados custos associados, estruturalmente e de trabalhadores qualificados. Surge então o Self Service Business Intelligence, que possibilita às empresas custos muito mais baixos de extrair informação de seus sistemas de informação. Este trabalho surge da necessidade da Tecmic de extrair informação sob forma de relatórios e dashboards do sistema de incidentes que tem atualmente implementado. Este sistema tem capacidades limitadas no que diz respeito à extração e tratamento de informação o que dificulta os gestores da empresa de tomar decisões informadas sobre incidentes relatados pelos clientes. Para resolver esse problema, foi proposto implementar o software de Self-Service Business Intelligence da Microsoft, o Power BI. Este trabalho detalha todas as etapas preparatórias para importar os dados para o Power BI, bem como uma análise sobre os resultados obtidos. Adicionalmente, por meio de relatórios criados no Power BI, são exploradas as ineficiências que podem ser enfrentadas para melhorar o desempenho da empresa e diminuir o número de serviços criados.
en
Information systems bring competitive advantages to companies when they know how to use them to their full potential. Business intelligence systems can garner large volumes of data and convert it into information but have the disadvantage of having associated high implementation costs both structurally and qualified people. Then comes Self Service Business Intelligence which provides companies with much lower costs of extracting information from their systems. This work arises from Tecmic’s need to extract information in the form of reports and dashboards from the incident system it has currently implemented. This system has limited information extraction and handling capabilities to help company managers make informed decisions about customer reported incidents. In order to address this problem, it was proposed to implement the Self-Service Business Intelligence software from Microsoft, Power BI. This work details all the preparatory steps to import the data into Power BI as well as an analysis of the results obtained. Additionally, through reports created in Power BI, it is explored what inefficiencies can be tackled in order to improve company performance and drive down the number of services created.

Palavras-chave

Gestão de incidentes
Incident management
Análise de dados
Data analysis
Power BI
Self service business intelligence

Acesso

Acesso livre

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