Título
Battery electric vehicle adoption in Portugal and the Netherlands
Autor
Samsom, Boudewijn
Resumo
pt
Embora a necessidade de uma redução de emissões seja mais evidente do que nunca, a
electrificação da indústria dos transportes não é tão rápida como poderia ser. O que é que
impede a adoção em massa de BEV? Uma razão importante é que a adoção de BEV está
largamente dependente da aceitação dos consumidores privados, e a sua vontade de adotar
este meio de transporte é insuficiente. Os principais obstáculos à limitação do alcance, preço
de compra elevado e rede de carregamento insuficiente são importantes para se conseguir a
adoção em massa de veículos elétricos. Nesta dissertação a consciência política e de
incentivos, a consciência das características tecnológicas, a consciência ambiental, o
conhecimento da tecnologia, as características de mobilidade e a demografia são testados
para melhor compreender as principais razões para a adoção. É feita uma análise
transnacional entre os Países Baixos e Portugal para observar se estas razões podem diferir
por país. É realizado um inquérito online para responder às principais questões. São
recolhidas e analisadas 400 respostas para compreender quais as variáveis importantes para
conseguir a adoção em massa.
en
Even though the need for an emission reduction is clearer than ever, the electrification of the
transport industry is not as rapid as it could be. What is holding back the mass adoption of
BEVs? An important reason is that the adoption of BEVs is largely dependent on the
acceptance of private consumers, and their willingness to adopt this mode of transport is
insufficient. The main barriers of limiting range, high purchase price and insufficient
charging network are important to tackle in order to achieve mass adoption of electric
vehicles. In this paper, policy and incentive awareness, technological characteristic
awareness, environmental awareness, tech savviness, mobility characteristics and
demographics are tested to better understand the main reasons for adoption. A cross-country
analysis is done between the Netherlands and Portugal to see if these reasons might differ per
country. An online survey is conducted to answer the main questions. 400 responses are
gathered and analyzed to understand what variables are important to achieve mass adoption.