Título
E-commerce loyalty program for Delta Q in Brazil
Autor
Pidemont, Marta Hidalgo
Resumo
pt
A presente Tese de Mestrado representa um projeto empresarial desenvolvido juntamente
com o Grupo Nabeiro – Delta Cafés que visa melhorar a retenção de clientes da Delta Q
no mercado brasileiro através do canal de e-commerce. Dados os baixos níveis de
frequência de compras e elevadas taxas de rotatividade de clientes na localização em
estudo, o objetivo desta tese consiste em elaborar uma eficiente estratégia de retenção de
clientes para a marca acima referida. De forma a assegurar um melhor entendimento do
mercado em análise, das suas inerentes estratégias de retenção de clientes implementadas
pelos maiores concorrentes e das características do público-alvo da Delta Q, foi
desenvolvido um estudo de mercado e uma análise da respetiva envolvente. As análises
internas e externas, com uma amostra composta por 415 inquiridos, bem como outras
análises colocadas em prática, contribuíram com um conhecimento aprofundado que
facilita a criação do programa de fidelização. Esta análise acrescenta valor não só à
atividade do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, como também às outras empresas que
pertencem ao sector dos bens de consumo.
en
This Master Thesis is a company-project developed alongside Grupo Nabeiro – Delta
Cafés that aims to improve Delta Q’s customer retention through its e-commerce channel
within the Brazilian market. Once in this location there is a clear evidence of low purchase
frequencies and high customer churn rates, the purpose of this Thesis consists in the
elaboration of an efficient customer retention strategy. To assure a better understanding
of the underlying coffee market, its inherent customer retention strategies from the main
competitors and the characteristics of Delta Q’s target, a benchmark and background
analysis was established. The internal and external analyses, with a sample of 415
respondents, as well as other experiments taken into practice, brought paramount
knowledge that ease the creation of the loyalty program. This analysis brings valuable
insights not only to Grupo Nabeiro – Delta Cafés, but also to other firms in the consumer
goods sector.