Título
Analysis of gender inequalities in public transport services in Lisbon and policies to mitigate them
Autor
Ramos, Miguel Gomes
Resumo
pt
O cada vez maior recurso aos transportes públicos reverte-se de uma grande importância devido a
questões relacionadas com a sustentabilidade social e o bem-estar. A oferta de transportes
públicos é considerada uma alternativa para muitas destas pessoas para se deslocarem aos mais
diversos locais para as mais diversas finalidades no seu dia-a-dia. As perceções que as pessoas
têm do transporte público e das viagens associadas a este pode ser negativamente influenciada
pelos fenómenos da congestão e do overcrowding, podem levar a diversos constrangimentos bem
sérios como chegar tarde a um compromisso importante num determinado lugar e afetar
negativamente a sua experiência mesmo no decorrer da viagem, levando a que as pessoas optem
pelo transporte privado ou plataformas como a Uber. Esta dissertação tem como objetivo
identificar factores que são responsáveis por desigualdades de género verificadas no sector do
transporte público e medidas que podem mitigar essas desigualdades. Um estudo teve lugar na
área metropolitana de Lisboa e 250 respostas foram obtidas. A informação foi analisada com
metodos estatísticos paramétricos e não paramétricos. Uma comparação entre os utilizadores de
transporte público e privado teve lugar e as áreas que deviam ser as prioridades dos operadores de
transporte público na área de Lisboa foram identificadas. A comparação principal deste estudo é
que as perceções de segurança variam entre homens e mulheres quer nos/as utilizadores/as de
transporte público, quer nos utilizadores/as de transporte privado e que algumas mudanças na
operação do transporte público podem aumentar o sentimento de segurança do sexo feminino.
en
Nowadays the increasing use of public transport (bus, subway, and suburban trains) is of great
importance due to issues related to the social sustainability and personal well-being. Public
transportation is considered an alternative for many of these people to dislocate to several places
for several purposes in their daily routine (work, college/school, leisure and so on). The
perceptions that the people have on public transportation and its journey can be negatively
influenced by the phenomena of the congestion and overcrowding, which can lead to very serious
constraints as being late for an important commitment in a certain place and even negatively
affect their experience during the trip, leading that the people choose private transportation and
transportation platforms like Uber, mytaxi, Cabify, among others. This dissertation aims to
identify factors that are responsible for gender inequalities verified in the sector of public
transportation and measures that can mitigate these inequalities. A study took place in the
Metropolitan Area of Lisbon and 250 replies were collected. The data was analysed with
parametric and non-parametric statistic methods. A comparison among the users of public and
private transport takes place and the areas that should be the priorities of the operators of public
transport in Lisbon area are identified. The main conclusion of this study is that security
perceptions vary among men and women both in private and public transport users and that some
changes in the operation of public transport can increase the feeling of security to women.