Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O fenómeno dos influencers na estratégia digital das editoras Portuguesas: Estudo de caso Porto Editora

Autor
Costa, Ana Rita
Resumo
pt
Este projeto de dissertação foi realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da informação, dentro do ramo de Cultura e Indústrias Criativas. O contexto comunicacional atual destaca-se pela interconexão e evolução tecnológica em grande escala. Com a evolução dos novos média e dos públicos a eles expostos, verificam-se novas realidades não só em termos da paisagem mediática, mas também nas técnicas utilizadas para cumprir objetivos organizacionais e criar um posicionamento num espaço onde todos os intervenientes são criadores e consumidores de conteúdos. Assim, surgem os influencers enquanto autoridades no espaço digital e intermediários entre os seus seguidores e as organizações. Este trabalho de investigação procura explorar não só a forma como o estudo dos públicos e o espaço mediático evoluíram ao longo do tempo, mas também a emergência e propagação do fenómeno dos influencers, sendo estes temas abordados no âmbito do estudo de caso à Porto Editora. A metodologia utilizada consistiu na observação online de 64 impressões do Feed e 215 impressões dos Stories do perfil de Instagram @portoeditora, bem como numa entrevista semidirigida realizada ao responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora, através da qual foi possível compreender a relação da editora com este tema e compreender as particularidades a ela associadas. Os resultados mostram que, apesar de o fenómeno dos influencers não ter tanta proeminência em Portugal, estes são utilizados como um vínculo entre organizações estabelecidas no mercado do livro e públicos mais jovens no contexto das redes sociais online.
en
This dissertation project was carried out within the scope of the Master in Communication, Culture and Information Technologies, within the major of Culture and Creative Industries. The current communicational context is defined by its interconnection and large-scale technological evolution. With the evolution of the new media and the audiences exposed to them, there are new realities not only in terms of the media landscape, but also in the techniques used to fulfil organizational goals and create a position in a space where all the players are creators and consumers of contents. Thus, influencers appear as authorities in the digital space and intermediaries between their followers and organizations. This research work seeks to explore not only the way in which the investigation of audiences and the media evolved over time, but also the emergence and spread of the phenomenon of influencers, these themes being addressed within the scope of the case study to Porto Editora. The methodology used consisted of online observation of 64 impressions of the Feed and 215 impressions of the Stories from the Instagram profile @portoeditora, as well as a semi-directed interview conducted with the Head of the Communication and Image Office of Porto Editora, through which it was possible to understand the relationship with this subject and understand the particularities associated with it. The results show that, although influencers are not prominent in Portugal, they are used as a link between established publishers and younger audiences in the in the context of online social networks.

Palavras-chave

Web 2.0
Social media
Novos média
New media
Influência
Influence
Redes sociais online
Comunicação digital
Digital communication
Influenciadores
Influencers

Acesso

Acesso livre

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