Título
Business model reinvention: Impacts of Covid-19 in the hospitality business
Autor
Adam, Olexandr
Resumo
pt
Atualmente, a indústria hoteleira enfrenta sérios desafios devido à pandemia do COVID-19, o
que obriga os hotéis a se adaptarem rapidamente a uma nova realidade operacional. Tal
adaptação requer uma redefinição dos modelos de negócio atuais, dado que estes não são os
mais adequados ao cenário global atual. O principal objetivo desta dissertação é analisar os
principais impactos do COVID-19 no negócio da indústria hoteleira e, em última instância,
propor um modelo de negócio geral reinventado, com o intuito de contribuir para a reinvenção
da indústria hoteleira a nível global. Para cumprir este objetivo foi desenvolvida uma revisão
da literatura e realizada uma entrevista com 14 profissionais, os quais trabalham em hotéis
distintos. A entrevista objetivou avaliar nove blocos de construção específicos, todos
relacionados com os modelos de negócio implementados pelos hotéis em questão,
designadamente: principais parcerias, atividades, recursos, proposta de valor, relacionamento
com o cliente, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos e fluxos de receita. De uma
forma geral, os resultados obtidos demonstraram que a reinvenção do modelo de negócio dos
hotéis deve incluir um forte investimento em tecnologia e na comunicação digital, visto que
estas duas dimensões são vitais para o crescimento e evolução da indústria hoteleira, pois
proporcionam um sentimento de confiança e segurança aos clientes dos hotéis.
en
At the moment, the hospitality business is facing serious challenges due to the COVID-19
pandemic, which is forcing hotels to quickly adapt to a new operational reality. Such adaptation
requires the redefinition of the current business models since they are not adequate for the
current global scenario. The main goal of this dissertation is to analyse the main impacts of
COVID-19 in the hospitality business and to ultimately propose a general reinvented business
model, aiming to contribute to the hospitality industry’s reinvention in the global scenario. To
fulfil these objectives, a literature review was developed, and an in-depth interview was
conducted with 14 professionals, who work at different hotels. The interview aimed to assess
nine building blocks, all related to the business model implemented by hotels: key partners,
activities, resources, value proposition, customer relationship, channels, customer segments,
cost structure, and revenue streams. Overall, the obtained results demonstrated that the
reinvention of the hotels’ business model must include a significant investment in technology
and digital communication, since these two dimensions are vital for the industry’s growth and
evolution, since they provide customers with a sense of trust and confidence towards hotels.