Título
Online mythology content platform: Mythos Zone
Autor
Paixão, Alexandre Tavares
Resumo
pt
A dissertação apresentada aqui segue o formato de um plano de negócios e analisa a
viabilidade de formação de uma nova empresa de produtos. A empresa terá o nome de Mythos
Zone e o seu objetivo é tornar-se o líder mundial no segmento de nicho de conteúdo online
sobre mitologia, ao disponibilizar uma plataforma compreensiva que engloba conteúdo online
de fácil compreensão, não apenas em diferentes formatos, mas também no maior número de
plataformas online possível.
Neste estudo, diferentes aspetos do negócio foram cautelosamente analisados e revistos, desde
a oportunidade de negócio, os meios envolventes transacional e contextual, a caracterização
da indústria, o potencial de mercado, as capacidades internas e a análise do espaço competitivo
do mercado. Todas estas estas análises permitem então a elaboração de uma estratégia de
estabelecimento da marca Mythos Zone, que inclui não apenas a estratégia geral da empresa
e estrutura organizacional, mas também a criação de atividades de marketing específicas para
elevar o valor da marca nos olhos dos consumidores, por fim permitindo a sua conversão para
clientes de comércio digital.
Tendo em conta toda a estratégia desenvolvida, de seguida procedeu-se ao desenvolvimento
de uma análise financeira, considerando um crescimento esperado da marca durante um
período de seis anos, que permitiu então concluir que Mythos Zone é um projeto
financeiramente viável a ser desenvolvido durante o período demonstrado.
en
The dissertation being presented here has the format of a business plan and analyses the
feasibility of the formation of a new product company. The company is called Mythos Zone
and its goal is to become the world leader in the niche segment of online mythology content,
by providing a comprehensive platform that encompasses easy to understand online content,
not only in different formats but in as many online platforms as well.
In this study, different aspects of the business were carefully analyzed and reviewed, from the
business opportunity, micro and macro environment analysis, industry characterization,
market potential, internal capabilities and the analysis of the competitive scene in the space.
All of these assessments allow then the elaboration of an establishment strategy for the brand
Mythos Zone, which encompasses not only the overall company strategy and organizational
structure, but also the creation of specific marketing activities to drive the brand’s value in the
eyes of its consumers, ultimately allowing for their conversion into ecommerce customers.
Taking into account all of the strategy that was developed, a financial analysis is then
performed considering the expected growth of the brand during a period of six years, which
allowed to conclude that Mythos Zone is a financially viable project to be started in the
provided period of time.