Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Quais os fatores de sucesso de produção de um festival?: uma análise de caso do festival MIL Lisbon International Music Network

Autor
Moura, Inês Marques Farinha
Resumo
pt
O ser humano encontra formas de assinalar eventos importantes na sua vida, como por exemplo os aniversários. Todos sentimos a necessidade de assinalar acontecimentos importantes para nós. Os eventos comemorativos são parte integrante da nossa cultura e proporcionam momentos de lazer, de convívio e partilha de ideias. O setor cultural tem vindo a desenvolver-se, verificando-se um crescimento nas receitas que tem gerado. O número de festivais também tem vindo a aumentar e, de um modo geral, identifica-se uma rotina de trabalho/lazer cada vez mais presente na vida social da população, havendo uma adesão cada vez maior a eventos deste género. O governo apoia e promove eventos com o intuito estratégico de contribuir para o desenvolvimento económico e várias empresas veem os eventos como elementos-chave para as suas estratégias de marketing e promoção de imagem. A presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender como organizar um evento como o MIL – Lisbon International Music Network, que é um festival e convenção com foco na divulgação e internacionalização da música e na abertura de novos mercados. Assim, exploram-se todas as componentes necessárias para a organização de um evento – planeamento, recursos, avaliação, entre outras –, perceber, efetivamente, quais as principais funções do departamento da produção e qual a melhor forma de as desempenhar. Recorre-se ao MIL como caso de estudo desta investigação e verifica-se se o festival se rege pelos métodos apresentados. Para tal, é utilizada a metodologia qualitativa de recolha de análise de dados, assente na observação participante e na entrevista semiestruturada.
en
The human being finds ways to mark important events in his life, such as birthdays. We all feel the need to point out important events for us. Commemorative events are an integral part of our culture and provide moments of leisure, socializing and sharing ideas. The cultural sector has been developing, with an increase in the revenues it has generated. The number of festivals has also been increasing and, in general, identifying whether a work/leisure routine is increasingly present in the social life of the population, with an increasing adherence to events of this kind. The government supports and promotes events with the strategic aim of contributing to economic development and several companies see events as key elements for their marketing and image promotion strategies. This Master's Thesis aims to understand how to organize an event like MIL – Lisbon International Music Network, which is a festival and convention focused on the dissemination and internationalization of music and the opening of new markets. Thus, all the necessary components for the organization of an event are explored – planning, resources, evaluation, among others –, to understand, effectively, what are the main functions of the production department and how best to perform them. MIL is used as a case study of this investigation and it is verified whether the festival is governed by the methods presented. To this end, the qualitative methodology for collecting data analysis is used, based on participant observation and semi-structured interview.

Data

18-jan-2021

Palavras-chave

Cultura
Culture
Música
Music
Eventos
Festivais
Festivals
Producer
Events
Produtor
MIL

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo