Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Quando a educação e a arte se abraçam: Intervenções socioeducativas como fatores essenciais da aprendizagem

Autor
Donatelli, Simone dos Santos
Resumo
pt
Este Trabalho de Projeto é uma investigação-acção cujo tema dialoga entre educação, arte e sociedade. Tem como objetivo investigar a qualidade da educação e conceber intervenções sociais criativas em processos educativos autorais coletivos. Visa, ainda, a demonstrar a hipótese do uso da arte como metodologia na educação formal a viabilizar o cumprimento das metas do Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2030: “Educação de Qualidade para Todos”. Uma hipótese é a de que a experiência (práxis) caminha junto à teoria e produz aprendizagem se for criativa, exercitada de modo autónomo e através do diálogo sociopolítico consciente, que compreende a mudança permanente das realidades sociais e culturais. Outra hipótese é que a arte pode deixar de ser um objeto e assumir um papel de metodologia criativa (um “como fazer” criativo e social), como um modo de aprender favorável ao cumprimento da meta do ODS4. O contexto em que se realizou o trabalho de campo permeia a observação participativa em uma turma de 4º ano da Educação Básica em uma Escola Pública de Lisboa, somado à atuação da investigadora em outras duas turmas de duas escolas, como formadora de Artes nas Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC). A investigação conta com a escuta das crianças, no decurso de observação participativa, entrevistas e elaboração de um diagnóstico, a possibilitar como resultado o desenho de intervenções concebidas e planeadas com dois artistas educadores convidados e com objetivos em três dimensões na educação: Arte, Corpo e Linguagem.
en
This is an action research project that encompasses education, art, and society. The project goals are: (a) examine education quality and suggest creative social interventions in collective, experimental education processses, and (b) provide grounds to the hypothesis that art can be used as a school education methodology to achieve Goal 4 of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development (“SDG4”, Quality Education). Two hypotheses have been tested in this action research. The first hypothesis lies on the assumption that practical experience (“praxis”) is closely connected with theoretical studies and may lead to actual learning once it is applied autonomously through mindful sociopolitical awareness. To this end, sociopolitical awareness means being responsive to ongoing social and cultural changes. The second hypothesis is that art can no longer be regarded as a object per se, but rather as a creative methodology tool. In other words, art can work as a powerful learning tool to achieve SDG4 provided it is approached as a “how-to” creative, social tool. The project field work included my participant observation of an Elementary School Y4 class at a state-owned school in Lisbon. As a Learning Enhancement Activity instructor, I also applied this research method to two classes at two other schools in Lisbon. Research subjects were children submitted to participant observation, interviews and diagnosis. The intended result was planning and designing interventions with two guest art educators on a three-pillar basis: Art, Body, Language.

Data

08-jan-2021

Palavras-chave

Children
Intervenção social
Social intervention
Sociologia da infância
Arte -- Art
Aprendizagem -- Learning
Educador
Children sociology
Educator
Criança -- Child

Acesso

Acesso livre

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