Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

Talha wine as a differentiational factor of Alentejo’s wine tourism offer

Autor
Meira, Carolina Mariquito
Resumo
pt
As regiões rurais estão a reinventar-se como locais de consumo. O turismo tem sido usado para diversificar a atividade económica, com o objetivo de ultrapassar as limitações demográficas e económicas que estas regiões enfrentam. É expectável que esta estratégia seja mais eficaz se o tipo de turismo desenvolvido estiver ligado a uma atividade económica relevante na região. No caso das regiões vinícolas, o enoturismo surge naturalmente, associado à cultura do vinho celebrada nestas regiões. O Alentejo, para além da convencional produção de vinho, apresenta um método de vinificação, denominado Vinho de Talha, que remonta à época romana. O objetivo da presente dissertação é avaliar se este vinho tem potencial para diferenciar o Alentejo relativamente a outros destinos de enoturismo. Para alcançar o objetivo proposto, foram recolhidos dados primários e secundários. Relativamente à revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa em funil, desde as teorias gerais de desenvolvimento económico alicerçado pelo turismo até à contextualização da região e do produto. Os dados primários foram recolhidos através de entrevistas com produtores, operadores turísticos e diferentes entidades públicas. Complementarmente, o software de análise Atlas.ti auxiliou na extração de resultados relevantes a partir das transcrições das entrevistas. A combinação de ambos os tipos de dados recolhidos permitiu identificar o potencial não explorado do Vinho de Talha, tanto no enoturismo como no turismo cultural no território. No entanto, e principalmente devido às suas limitações de produção, este produto é visto como um complemento valioso, mas não um veículo principal para a atividade turística do Alentejo.
en
Rural regions are reinventing themselves as consumption places. Tourism appears as a diversification economic activity, used to overcome the demographic and economic constrains these regions face. This strategy is expected to be more effective if the tourism type to be developed is connected to an economic activity currently taking place in the region. In the case of wine regions, wine tourism appears naturally, associated with the wine culture these regions already celebrate. The case of Alentejo, more than conventual wine production, it presents a winemaking method, named Talha wine, which dates to the Roman era. This is the main subject under analysis in the present study. The goal is to assess if this wine has the potential to differentiate Alentejo from other wine tourism destinations. To accomplish the proposed goal, both primary and secondary data were collected. Regarding the literature review, a funnel type of research was performed, from the most general tourism led economic development theories to the contextualization of the region and the product. Primary data was collected through interviews with producers, touristic operators and different public entities. Further on, the qualitative data analysis software Atlas.ti aided in the insights’ extraction from the interviews’ transcripts. The combination of both data types collected allowed to identify the unexplored potential of Talha wine in both wine and cultural tourism in the territory. Nonetheless, and primarily due to its production limitation, this product is seen as a valuable complement but not a main vehicle for the touristic activity of Alentejo.

Data

10-ago-2020

Palavras-chave

Cultura
Vinho
Turismo
Enoturismo
Wine tourism
Tourism development
Talha wine
Desenvolvimento do turismo
Vinho de talha
Alentejo -- Portugal

Acesso

Acesso livre

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