Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Definição estratégica para o setor vitivinicola da região do Algarve: a opção do enoturismo: case study vinhos do Algarve

Autor
Rico, João Pedro Galrito Bento Teles
Resumo
pt
se com este trabalho efetuar um estudo exploratório, através da análise e formulação estratégica aos Vinhos do Algarve, representantes de uma região demarcada nacional. Será utilizado o setor vitivinícola algarvio como case study. O objetivo é dar ênfase aos vinhos algarvios e torna-los num produto de imagem de marca dos vinhos portugueses, de forma a aumentar a sua notoriedade. Paralelamente será analisada uma Indústria em crescimento a nível mundial – o Enoturismo – e será demonstrando que esta poderá ser uma alternativa na formulação da estratégia dos Vinhos do Algarve. O trabalho está estruturado nas seguintes partes: na primeira é apresentado o “Estado da Arte”, onde se descreve o que de mais atual existe neste setor de atividade, a forma pela qual o mercado e o setor se organizam, a sua segmentação e a classificação dos tipos de vinho. Apresentar-se-á igualmente, nesta parte, o processo de fabrico (“vinificação” / enologia) e a viticultura. Para finalizar o capítulo, abordar-se-á o Enoturismo e as tendências futuras para o setor vitivinícola, recorrendo a artigos de opinião publicados em revistas da especialidade nacionais e internacionais e a entrevistas efetuadas. Na segunda parte com a metodologia, apresentar-se-á os objetivos pedagógicos, os destinatários desta tese, o público-alvo e o tipo de caso aplicado. Na terceira parte aplicar-se-á os conhecimentos de Estratégia ao caso em estudo, através do processo de gestão estratégica, utilizando bibliografia de autores de referência. Para além dos autores citados e referenciados no “Estado da Arte”, é aqui que se efetuará a revisão da literatura. Na última parte será proposta uma opção estratégica para os Vinhos do Algarve e serão tecidas algumas opiniões e comentários.
en
The aim of this work is to carry out a thorough study, by means of an analysis and strategic formulation of wines from the region of Algarve as representative wines of a well defined region. The Algarve wine industry shall be used as a case study. The goal is to highlight these, and turn them into a brand image of Portuguese produced wines, so as to increase their visibility. It will also be analyzing the industry which has been spreading worldwide – the “Wine tourism” – demonstrating that it could be an alternative in the formulation strategy regarding the Algarve wines. This work shall be structured in the following parts: The first one will introduce the “State of Art”, and what currently exists in this activity sector will be described, as well as the way this sector and market organizations are structured, segmentation and wine types classification. The whole fabrication process (“Vinification” / enology) and viticulture will also be addressed. Finally, the “Wine tourism” and future trends for all these sectors will be approached, using published article opinions in national and internationally specialized magazines and interviews. In the second part to the methodology, will present the educational objectives, recipients of this, the audience and the type of case applied. The third part will deal with the knowledge strategy applied to this case study, by means of a strategic management process, using bibliography of reference authors. In addition to the authors cited and referred to in the "State of Art", “Literature Review” will be further used in this part. Finally a strategic approach for the “Algarve Wines” will be put forward in the last part. This will be carried out by providing a few comments and opinions.

Data

26-fev-2014

Palavras-chave

Viticulture
Gestão e estratégia sectorial
Vitivinicultura
Enoturismo
Análise e diagnóstico
Sector/management and business strategy
Wine tourism
Analysis and diagnosis

Acesso

Acesso livre

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